Usuária de Santo Ângelo relata acolhimento na Aapecan Ijuí
- Ijuí
- aapecan, casadeapoio, Depoimento, Ijuí, usuários
- 22/08/2022
“Essa nova família que eu encontrei, ela só me levantou para cima com o carinho que eles tem”, conta Catarina Barbosa dos Santos, aos 69 anos, natural de São Borja, uma das usuárias da Casa de Apoio da Aapecan em Ijuí e que ficou acolhida durante o mês de julho e agosto na Associação. Ela descobriu o Câncer de mama por meio de exames de rotina. Mesmo com o abalo da notícia, ela seguiu firme para a luta: “parece que quis me abalar, mas eu disse que não, tanta coisa que eu tenho passado na minha vida e passei.”
O tratamento iniciou com sessões de radioterapia em Santo Ângelo, sendo, mais tarde, encaminhada para o Centro de Alta Complexidade em Oncologia (CACON) de Ijuí, para realizar as sessões de quimioterapia. Chegando no CACON e tendo os preparativos para dar sequência no tratamento, ela foi indicada por meio do Hospital, para procurar a Associação.
Na instituição, ela conta, com brilho nos olhos, a sua experiência: “Quando eu cheguei aqui, eu vinha agarrada por minhas filhas… Eu não tinha vontade de dar risada, tinha muita fraqueza. Mas o carinho que eu recebi aqui na Casa, da nova família que eu conheci, eu só fui pra frente, levou umas duas semanas e eu já estava andando sozinha, tomando meu banho sozinha e dando risada, coisa que fazia quase um meio ano que eu não ria”.
Casa de Apoio
A Aapecan possui Casas de Apoio em 11 cidades do Rio Grande do Sul. O espaço de acolhimento provisório oferece hospedagem e quatro refeições diárias para usuários e acompanhantes, que necessitam realizar seus tratamentos oncológicos, fora de seus municípios. Saiba mais sobre a Casa de Apoio em Ijuí clicando aqui.