fbpx

Tempo de Somar: 17 anos da Aapecan

Em 17 anos, a história da Aapecan se cruzou infinitas vezes com a de seus usuários. Em 17 anos, a Associação foi aconchego, ganhou familiares, amigos, parceiros, e distribuiu além de apoio, amor.

Na Unidade de Lajeado, uma das 14 do Estado, dona Larcy Muskopf de 71 anos, conterrânea da entidade, utiliza o amparo da Associação para o seu tratamento. Cadastrada desde 2019, ela se diz hoje vitoriosa: “procurei a Aapecan para ajudar a me reerguer após a confirmação do diagnóstico. Com os atendimentos da assistente social e da psicóloga consegui me levantar, pois encontrei uma
segunda família na Aapecan. Hoje vivo a vida com alegria, acreditando e tendo muita fé em Deus”. Desde 2005, quando abriu suas portas, é esse o objetivo da
Associação: prestar atendimento às pessoas que se encontram e um processo de vulnerabilidade, sofrimento físico e emocional, que acarreta, como consequência também na família, onde muitas vezes a renda não supre as necessidades já existentes, que dirá as advindas depois do diagnóstico. Nos Vales do Taquari e Rio Pardo, as sedes da Aapecan de Lajeado e Santa Cruz do Sul oferecem aos usuários e familiares estadia durante o período de tratamento de radioterapia e quimioterapia, além de atividades, reiki, atendimentos assistencial e psicológico. A instituição oferece os espaços e serviços de forma gratuita, assim como as refeições para os usuários e seus acompanhantes.
Além das Casas de Apoio nos dois Municípios, outras nove cidades do Estado do Rio Grande do Sul também possuem o mesmo atendimento, como Porto Alegre, Pelotas, Santa Maria, Uruguaiana, Ijuí, Rio Grande, Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Passo Fundo. Mas para que todo esse apoio chegue ao usuário, é importante salientar que os recursos mantenedores desta instituição são efetivados através de arrecadações junto à comunidade, ligações feitas pelo telemarketing, doações espontâneas em gêneros e ou financeiros, parcerias, ações entre amigos, campanhas e promoções. Em Lajeado, a casa está localizada na rua Emílio Abichequer, 123 no bairro São Cristóvão e em Santa Cruz do Sul na rua Dorval Martins, 197 no Ana Nery.

Usuária da Aapecan Lajeado, dona Larcy Muskopf
WhatsApp chat