fbpx

‘Superação que inspira’: o recomeço após vencer o Câncer

Jenny Carolina Telechea de Torres é Venezuelana e chegou ao Brasil em junho de 2019, juntamente com sua família, o marido e três filhos. Usuária da Aapecan Caxias do Sul, ela conta que chegou ao país em busca de melhores condições de vida, pois na época a Venezuela enfrentava dificuldades.

Quando chegou ao Brasil, Jenny conta que procurou por um médico para realizar os exames de rotina, que há muito tempo não fazia. O médico solicitou para que ela fizesse mamografia e ecografia. Após os resultados, a equipe médica recomendou que ela fizesse uma biopsia, pois havia suspeita de dois tumores. E então, no dia do resultado a mastologista deu a notícia: Jenny teria o diagnóstico de Câncer de Mama.

O momento da notícia do diagnóstico:
Eu lembro que fui sozinha para a consulta e eles deram o diagnóstico para mim. Foi um dia muito triste, fiquei muito abalada. Porque, quando você escuta a palavra Câncer já pensa em morte. Eu pensava como ia falar para minha mãe que estava longe de mim, foram muitos pensamentos horríveis que chegaram a minha mente. Mas, o médico me disse: vamos lá, vamos começar a luta juntos, você não está sozinha.”, conta ela em depoimento para a Aapecan.

Apesar de tudo, Jenny iniciou o tratamento de Quimioterapia em julho de 2020. Segundo o oncologista, um dos efeitos seria a perda de cabelo, sendo uma das situações mais difíceis, incluindo os enjoos e pensamentos pessimistas. Entretanto, a usuária passou a entender que teriam dias bons e ruins durante o processo de tratamento.

Após finalizar as sessões de Quimioterapia, ela passou por uma cirurgia para a retirada da mama. Depois de dois meses, iniciou o tratamento de Radioterapia, momento em que conheceu o trabalho da Aapecan.

Conhecer a Aapecan
“Eu conheci a Aapecan por uma amiga que foi usuária. Ela me falou que neste lugar eu iria encontrar ajuda psicológica e conseguiria aprender muitas coisas, e que isso me ajudaria a voltar a normalidade depois de quase um ano ficando em casa”, relata.

Ao chegar na Associação, Jenny foi acolhida como parte da família. Na instituição, teve a oportunidade de participar de oficinas onde adquiriu novos conhecimentos e conheceu pessoas que também estavam passando pelo tratamento. Com isso, a usuária também participou do projeto Decididas, campanha promovida pela Aapecan Caxias em alusão a campanha Outubro Rosa de prevenção ao Câncer de Mama.

Jenny participou do projeto Decididas promovido pela Aapecan Caxias

O recomeço de uma vida após o Câncer
Atualmente curada da doença, Jenny relata que se sente bem e feliz de retornar a vida normal. Para ela, voltar ao trabalho tem sido uma oportunidade de conhecer pessoas e aprender coisas novas.

“Eu amo o Brasil e me sinto muito grata por estar morando aqui, para mim a única diferença é o idioma. A vida nos surpreende com situações que ainda não entendemos, mas tudo tem algum propósito”.

Para Jenny, todos devem enfrentar as situações por mais difíceis que sejam, aproveitando o tempo para desfrutar ao máximo a companhia da família e das coisas boas da vida: amando, ajudando, valorizando e aprendendo a cada dia.

Todos os dias que acordo me sinto grata à Deus, resolvi ser feliz e adotar um lema: que aconteça o que acontecer, eu vou aproveitar a vida”. A história de superação da Jenny integra a campanha ‘Superação que Inspira‘, que conta as vivências de usuários atendidos pelas 14 unidades da Aapecan. Confira mais histórias clicando aqui.

Texto: Fabiana Salvator (Assessora de Comunicação Aapecan Caxias do Sul)

WhatsApp chat