‘Superação que Inspira’: as dificuldades do diagnóstico oncológico em meio a pandemia
- Uruguaiana
- aapecan, aapecanuruguaiana, superaçãoqueinspira
- 18/04/2022
A descoberta do diagnóstico do Câncer carrega questionamentos, mudanças e receios na vida de pessoas em tratamento para a doença. Em meio à pandemia do Covid-19, declarada em março de 2020, a situação se torna ainda mais difícil.
Uma história que a usuária Rita de Cassia Bibiano de Melo, natural de Uruguaiana, precisou enfrentar quando descobriu o adoecimento e iniciou o tratamento em meio ao agravamento da pandemia. Ela conta que sempre teve o hábito de realizar exames de rotina, entretanto ao notar um nódulo na mama direita, procurou pelo médico imediatamente.
Para ela, enfrentar a notícia do diagnóstico foi mergulhar no desconhecido, pois além do tratamento oncológico existiam muitas restrições, que na época, ainda carregavam incertezas. Rita precisou se manter reclusa para evitar complicações durante o tratamento e contou com o apoio e incentivo do marido e familiares.
Ainda, a usuária foi acolhida pelas Unidades da Aapecan de Santa Maria e Uruguaiana, onde ficou hospedada e recebeu auxílio psicológico. Neste período, ela participou da campanha de prevenção ao Câncer de Mama – Outubro Rosa – sendo uma das histórias que foram contadas na exposição de fotos “Outubro Rosa – Nós Protegemos a Vida”, no Shopping Praça Nova, em outubro de 2020, em Santa Maria.
Hoje, após o fim do tratamento e em processo de estabilização, Rita enxerga a importância das mulheres cuidarem de si mesma e também incentivar pessoas que estejam passando pelo tratamento a terem fé e serem otimistas, além de seguir o tratamento conforme as orientações médicas.
A história de Rita integra a campanha ‘Superação que Inspira’, promovida pelas 14 Unidades da Aapecan no Rio Grande do Sul.
Texto: Renata Teixeira (Coordenadora de Comunicação da Aapecan RS)