fbpx

‘Superação que Inspira’: a positividade de quem luta contra o Câncer

Marilvana Barreto, 51 anos, está em tratamento para o Câncer de Mama e atualmente é usuária da Unidade Aapecan Lagoa Vermelha. O primeiro contato com a Associação foi realizado por sua mãe, ainda na época em que a entidade inaugurou a Unidade de atendimento na cidade, em 2007.

A mãe de Marilvana contribuiu para divulgar o trabalho e o apoio às pessoas em tratamento quando descobriu o compromisso social prestado pela instituição para os usuários com Câncer e seus familiares.

Marilvana, sobre o apoio que recebe da Aapecan:

“O apoio está sendo importante para mim e para minha família. Quando soube do diagnóstico, perdi o chão! Só quem passa por isso sabe… é como caminhar sem ter a certeza de onde vai chegar, a dúvida e o medo de “não chegar”. É quase impossível ficar tranquila numa situação que esmaga nossa paz interior e traz consigo o medo do desconhecido, o medo de morrer, de deixar as pessoas que a gente ama, principalmente quando temos filhos”.

Para Marilvana, o apoio da Associação colabora para que ela e outros usuários possam seguir em frente com coragem para enfrentar esse processo. Cada pessoa em tratamento oncológico tem algo em comum além do Câncer: a necessidade de informação, atenção, aconchego e acolhimento. E na maioria das vezes necessitam algo a mais além do apoio da família e dos médicos. “Precisava de alguém que falasse a mesma “linguagem” que “eu”. Esse suporte encontrei na Aapecan por meio da assistente social, psicóloga, casa de apoio”, relata a usuária.

Em relação ao acolhimento, Marilvana comenta que a instituição possui um cuidado especial e acolhedor com seus usuários. O apoio da entidade a tornou mais forte e otimista, acentuando o seu desejo e a coragem para vencer esse desafio.

Desafios para seguir em frente
Marilvana ressalta que é um desafio, pois, a palavra Câncer é assustadora ao ser escutada pela primeira vez. Nas suas palavras sempre há positividade, ressaltando a importância de ser otimista. Segundo ela, a superação vêm de si mesma, do apoio da família, da Aapecan e de amigos.

Para ela, é necessário ter fé, dar valor ao que realmente é importante, priorizar o tempo, além de diminuir as atividades se for preciso. Todo esse processo fez com que ela crescesse como pessoa e como mulher.

“As experiências sempre irão servir de aprendizado para mim. Não existe bom ou ruim, certo ou errado. Tudo está como tem que estar! Está tudo certo! O foco é a cura, mas não basta só tratamento. O suporte da equipe Aapecan tem sido fundamental. Gratidão Associação de Apoio a Pessoas com Câncer! Sigo em tratamento! Sempre digo: “não vou me entregar nunca” “se faz necessário usar o que passamos para nos transformar no que seremos” Eu acredito: O CÂNCER TEM CURA!”

A história de superação da Marilvana integra a campanha ‘Superação que Inspira‘, que conta as vivências de usuários atendidos pelas 14 unidades da Aapecan. Confira mais histórias clicando aqui.

WhatsApp chat