fbpx

Sangue Bom: uma doação que não sai de moda

Segundo os órgãos de gerenciamento dos bancos de sangue, hemocentros e hospitais do Rio Grande do Sul, em alguns intervalos de tempo no ano há uma baixa significativa de doações de sangue. Para essas épocas, é fundamental a divulgação de campanhas de incentivos e conscientização e doadores, como a Aapecan Sangue Bom, que tem por objetivo apoiar essa busca, principalmente no mês de junho de cada ano.

No Hemocentro do Estado (Hemorgs), em Porto Alegre, são necessárias 150 doações por dia para manter os níveis em situação segura. Contudo, atualmente, o número de atendimentos é bem menor do que a necessidade. O órgão distribui bolsas para 42 hospitais e há falta de sangue de todos os tipos. “A gente tem uma população muito solidária, mas precisamos fazer a manutenção dessa solidariedade, não somente em momentos de catástrofe ou episódios isolados”, diz Gesiane Ferreira Almansa, do setor de captação do Hemorgs.

De acordo com o Ministério da Saúde, a reposição frequente dos estoques de sangue é necessária para tratar anemias crônicas, cirurgias de urgência, acidentes que causam hemorragias, complicações da dengue, febre amarela, tratamento de câncer e outras doenças graves. Se cada cidadão saudável doasse sangue pelo menos duas vezes por ano, não seriam necessárias campanhas emergenciais para coletas de reposição de estoques.

O sangue não tem substituto e, por isso, a doação voluntária é fundamental. Uma simples doação pode salvar muitas vidas. Toda pessoa em boas condições de saúde pode doar sangue sem qualquer risco ou prejuízo à sua saúde. É pensando nisso e para incentivar a doação voluntária e regular de sangue, a Aapecan – que também requer a atenção para a necessidade de sangue para muitos de seus usuários em tratamento – reforça mais uma vez a campanha ‘Aapecan Sangue Bom’ que ocorrerá por todo o Rio Grande do Sul no mês em que a atenção está direcionada ao Dia Mundial do Doador de Sangue, em 14 de junho. Doar sangue é um dos gestos mais bonitos de solidariedade. A Aapecan Sangue Bom convida todos os gaúchos a se engajarem nessa causa, todo o ano. Procure o banco de sangue da sua cidade.

WhatsApp chat