fbpx

Retorno das oficinas e grupos animam usuários na região da Caxias do Sul

As Unidades da Aapecan Caxias do Sul, Lagoa Vermelha e Passo Fundo retomaram os encontros presenciais das oficinas e grupos de apoio, após cerca de dois anos com atividades remotas.

Por meio do programa de Assessoramento e Defesa e Garantias de Direitos, a Aapecan proporciona diversas oficinas e grupos de apoio para os usuários, familiares e a comunidade, com o objetivo de fortalecer as interações sociais em busca de maior qualidade de vida e bem-estar. Bem como, o fortalecimento da organização, autonomia e protagonismo do usuário.

Na Unidade de Caxias do Sul, as ações ocorrem de segunda a quinta-feira, sendo: oficinas de crochê, artesanato, EVA, decoupage, pintura, mandalas, pilates e reiki.

Em Lagoa Vermelha, os usuários atendidos pela Associação, tem a oportunidade de participar da oficina de artesanato, às segundas-feiras, e dos grupos de apoio, às quartas-feiras. Ainda, todas às sextas-feiras, a psicóloga da Unidade, Caroline Bonotto ministra a oficina de relaxamento, que busca trabalhar técnicas de respiração.

A Unidade da Aapecan Passo Fundo conta com oficinas de artesanato em feltro, grupos de apoio e reiki, que ocorrem de forma quinzenal. Em datas comemorativas, a instituição também promove oficinas específicas, como a oficina de produção de ovos de Páscoa, realizada em abril deste ano.

Integração e acolhimento

Para a psicóloga da Unidade Caxias do Sul, Bruna Curra, as atividades retomam as interações sociais e os sentimentos de pertencimento e acolhimento. De acordo com Bruna, o fortalecimento da autoconfiança e da autoestima auxiliam em uma melhor adesão no tratamento oncológico, por meio da redução de sintomas emocionais, como ansiedade e depressão, oferecendo um espaço para troca de experiências.

WhatsApp chat