
“Outubro Rosa”: hábitos de vida que fazem a diferença no combate ao Câncer
- Notícias Gerais
- aapecan, outubrororsa
- 03/10/2023
No mês de outubro, as 15 unidades da Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) promovem a campanha Juntos pela Vida, alusiva ao movimento Outubro Rosa. A campanha chama atenção para a importância do autocuidado da mulher com ênfase na prevenção do câncer de mama, trazendo reflexões sobre o segundo tipo de câncer que mais acomete mulheres no Brasil.
Segundo dados do Instituto Nacional e Câncer (INCA), para 2023 a 2025 são estimados 73.610 novos casos em mulheres no país, sendo 3.720 no Rio Grande do Sul. Uma doença que pode ser prevenida na maioria dos casos, conforme adesão a hábitos mais saudáveis, mas principalmente, se descoberta em sua fase inicial.
Atualmente, são 729 mulheres atendidas na Aapecan com o tipo da doença nas 15 unidades. Desta forma, a Aapecan vai além de seu trabalho fundamental no acolhimento de usuários e familiares em tratamento oncológico. A instituição também se dedica a fornecer informações e conscientizar a comunidade sobre a prevenção da doença.
As atividades incluem palestras e rodas de conversa a fim de informar, educar, orientar e prevenir contra os riscos da doença, aumentando as chances de cura e reduzindo a mortalidade. As iniciativas abordam as ações de prevenção ao Câncer, que incluem a redução dos riscos da doença, a busca pelo diagnóstico precoce e as medidas de impacto da doença na qualidade de vida do paciente durante o tratamento oncológico.

Tipos de prevenção
Embora existam diversos tipos de Câncer, de acordo com um estudo publicado na revista JAMA Oncology da Escola de Medicina de Havard, dos Estados Unidos, cerca de 40% deles podem ser evitados.
Para isso, os especialistas recomendam três tipos de prevenção, sendo primária, secundária e terciária.
A prevenção primária corresponde aos passos que podem ser adotados para diminuir o risco de desenvolver a doença, como a adesão de hábitos saudáveis.
Enquanto a prevenção secundária está relacionada a busca pelo diagnóstico precoce. De acordo com o médico e pesquisador Marcelo Marcos Piva Demarzo destacam-se o rastreamento e exames para diagnóstico precoce de doenças, sendo que quanto mais cedo o Câncer for identificado, maiores são as chances de cura.
Já a prevenção terciária tem como objetivo proporcionar maior qualidade de vida ao paciente já diagnosticado. Além disso, a medida visa ajudar a pessoa que, em muitos casos, precisará passar por cirurgia e, em seguida, receber tratamentos como quimioterapia, radioterapia ou hormonoterapia. Tudo isso dependerá da gravidade da doença e da saúde geral do paciente, de acordo com o médico oncologista clínico Gustavo Vasili Lucas.
Alimentação saudável -Busque uma alimentação saudável e equilibrada. Consuma porções diárias de frutas, verduras e legumes. Evite os alimentos industrializados e, sempre que possível, prepare a sua própria comida.
Vacinação – Dentre as medidas preventivas, destacam-se as vacinas e o uso de preservativo nas relações sexuais, pois previnem certos tipos de Câncer causados por vírus, como algumas cepas do papilomavírus humano (HPV) sexualmente transmissível.
Combate ao álcool e tabagismo – Busque diminuir o consumo de álcool e pare de fumar cigarro e similares, ajudando a reduzir um terço de cânceres de cabeça e pescoço, pulmão, rim e bexiga, entre outros;


Exames preventivos – Visitas ao médico favorecem a prevenção de todos os tipos de doenças. Elas são muito importantes para verificar seu estado de saúde e também detectar doenças que podem não
apresentar sintomas e que não são fáceis de perceber;
Proteção solar – Coloque o protetor solar em sua rotina, mesmo em dias nublados. Ele é fundamental para prevenção, pois protege a pele dos raios ultravioletas (UV). Além disso, evite a exposição ao sol das 10h às 16h. Chapéu e óculos escuros também são ótimos para proteger a área delicada em torno dos olhos.
Atividade física – Foque em priorizar 30 minutos de atividade física diária e faça o hábito se tornar prazeroso, valendo de tudo: caminhada até o trabalho, cuidar do jardim, levar o cachorro para passear ou trocar o elevador pelas escadas. O importante é movimentar o corpo.