Obras em cinco Unidades da Aapecan trazem mais conforto e acessibilidade
- Bagé, Caxias do Sul, Lagoa Vermelha, Notícias Gerais, Pelotas
- 03/10/2023
Em busca do crescimento, visando qualificar o trabalho e oferecer maior conforto e acessibilidade às famílias cadastradas na Instituição, a Aapecan está com obras em cinco das suas 15 Unidades. Caxias do Sul, Lagoa Vermelha e Pelotas, constroem sedes próprias, enquanto Rio Grande e Bagé ampliam suas dependências. Tudo projetado para o bem-estar dos usuários da Associação.
Caxias do Sul
Na matriz da Aapecan na serra gaúcha o novo imóvel contemplará uma área de 1287,96 m². O prédio terá três andares, além de subsolo. No primeiro pavimento, subsolo, ficará um arquivo que abrigará a documentação das 15 unidades da Associação, haverá três caixas d’água de 15.000 litros cada, com sistema de captação de água da chuva para utilização em jardins e descarga.
No segundo pavimento, o andar térreo, o atendimento será individualizado com seis salas para a equipe técnica, recepção, dois espaços multiuso, lavanderia, despensa, cozinha, refeitório, banheiros e auditório. Já o segundo andar, terceiro pavimento, está destinado a Casa de Apoio com 14 quartos e 28 acomodações, quatro banheiros, rouparia, sala de convivência e um terraço com mais de 200m². Por fim, o terceiro andar, quarto pavimento, ficará o setor administrativo, direção e setor de Captação de Recursos. O espaço contará também com quatro banheiros. A ligação entre os andares se dará por elevador e escada.
O novo endereço da Aapecan em Caxias do Sul, rua Raul Pilla, 136, bairro Presidente Vargas, fica a pouco mais de 200m do Hospital Geral, o que vai facilitar o deslocamento dos usuários da Instituição. O prédio próprio vai gerar uma significativa economia de aluguel, aumentando os, recursos investidos no bem-estar do usuário. A previsão de entrega da obra é para agosto de 2024.
Lagoa Vermelha
A Unidade da região nordeste do Estado também passa por adequações. O novo prédio terá dois pavimentos, sendo subsolo e andar térreo. A obra contempla ampliação e aumento das salas de atendimento para os setores social, psicológico e jurídico, e um espaço mais amplo e moderno para realização de oficinas e atendimento em grupo. O novo endereço da Aapecan Lagoa Vermelha será na rua Professora Leocádia Jaeger Caimi, 140, bairro Gentil.
Pelotas
A Unidade Pelotas também está com a obra da sua sede própria bem adiantada. Com mais de mil famílias cadastradas ativas, o novo prédio vai permitir aumentar o atendimento. Na Princesa do Sul, assim como em Caxias, o imóvel terá três andares.
O primeiro andar será formado pelas salas de atendimento individuais, para o setor social, psicológico e jurídico, recepção com sala de espera e espaço kids. Ao fundo, cozinha com despensa e banheiro exclusivo para as cozinheiras, e um refeitório amplo. O térreo ainda conta com outros dois banheiros e elevador.
No segundo andar ficará a Casa de Apoio, serão 16 quartos individuais, para usuário e acompanhante, aumentando em 12 os cômodos oferecidos em relação a atual hospedagem da Unidade Pelotas. O espaço contará ainda com quatro banheiros e uma sala de convivência. O terceiro e último andar será dividido entre as salas da coordenação, setor administrativo, captação de recursos e um auditório com capacidade para 90 pessoas.
“O projeto foi muito debatido e alterado várias vezes pensando nas necessidades dos usuários com objetivo final de oferecer mais qualidade de vida a quem procura o apoio da Aapecan”, explica o coordenador da Aapecan Metade Sul, Fabiano Gerbaudo.
A sede própria da unidade Pelotas vai gerar uma economia de mais de R$ 9 mil reais em aluguel. A atual sede da Instituição fica em frente ao Pronto Socorro de Pelotas (PSP), no entanto, a construção, localizada na rua Bernardo Silva, 350, fica a poucos metros do novo PSP que também está com obra em andamento. A nova localização vai diminuir o tempo de deslocamento até os locais de tratamento. A previsão de entrega é para junho de 2024.
A construção da 12ª Casa de Apoio da Aapecan
A construção da 12ª Casa de Apoio em Bagé é essencial, tendo em vista que o município amplia o atendimento oncológico, através da aquisição dos aparelhos de radioterapia.
“Estamos recebendo muitos questionamentos de usuários e até mesmo do Poder Público, de como estamos nos preparando para o aumento da demanda, visto que hoje usuários de Bagé e municípios vizinhos como Dom Pedrito e Pinheiro Machado são acolhidos pela nossa Unidade de Pelotas”, explica a assistente social Solange Ferraz.
Entre fevereiro e março do ano que vem deve ter início a construção da Casa de Apoio de Bagé. A obra será nos fundos da atual sede, na rua Breno Ferrando, 2325, bairro Mascarenhas de Moraes. O projeto prevê um prédio de dois andares com cinco quartos, sendo um deles no andar térreo com acessibilidade.
O primeiro pavimento terá ainda cozinha, sala de estar, sala multiuso, dois banheiros e lavanderia. No segundo piso além dos quartos, terá uma copa e dois banheiros. A capacidade de hospedagem será 20 pessoas, sendo 10 usuários e 10 acompanhantes. A construção já conta com parcela dos recursos necessários da iniciar a obra, parte deles oriundo de projetos sociais, emendas parlamentares e ações solidárias.
Rio Grande
Em outubro de 2022, a Unidade Rio Grande mudou de endereço, indo para um prédio maior, mais moderno e de melhor localização. O imóvel situado a rua Senador Correa, 575, em frente a praça de esportes das forças armadas, passa por reformas. Foram construídos quatro novos ambientes: sala de reiki, sala de integração e multiuso, depósito e lavanderia. A despensa da cozinha foi ampliada e a construção de uma cobertura para escada externa que dá acesso pelos fundos ao segundo andar do prédio (Casa de Apoio) está concluída.
“Com a reforma ampliaremos de quatro para cinco quartos a oferta de acomodações na Casa de Apoio. Os novos espaços tornarão os serviços mais dinâmicos, proporcionando mais qualidade de vida para os usuários e seus acompanhantes”, destaca a assistente social da unidade Rio Grande, Marcia Lima.
Todas as obras contam com recursos oriundos de projetos sociais e
parcerias, e também em ações solidárias promovidas pela instituição. Para ajudar, entre em contato clicando aqui.