Home / Notícias / Campanha de Medula Óssea

Campanha de Medula Óssea

Nossa Entidade é uma referência nas realizações de campanha em coletas de amostras para medula óssea, e esse ano não poderíamos passar em branco.
Com o grande apoio da Viação União Santa Cruz, que nos cedeu o transporte aconteceu no dia 25 de setembro uma excursão até o Hemocentro de Porto Alegre onde 50 super-heróis acordaram cedinho e foram doar amostras de sangue para medula óssea.
A campanha intitulada “Você já pensou em ser um super-herói?” também incentivou os doadores a realizaram a doação de sangue, pois muitas vezes é necessário para um paciente que realizou o transplante como explicou a coordenadora Gesiane, que bateu um papo com a gente.
Após as coletas, todos foram convidados para um almoço na Casa de Apoio da AAPECAN Porto Alegre.
Lembramos que as coletas realizadas podem não ser compatíveis com nossos usuários, mas podem salvar outras vidas, pois sua amostra de sangue e dados ficam no banco de dados do Ministério da Saúde, o REDOME (Registro dos Doadores de Medula) até os 60 anos do doador.
Para ser um doador voluntário é preciso preencher um cadastro e colher uma amostra de sangue (de 5 a 10 ml) para um teste de compatibilidade (HLA). O resultado obtido por meio de um exame de laboratório bastante comum é colocado no banco de dados. Sempre que houver um paciente que necessite de transplante e não tenha encontrado doador na família, os médicos podem consultar esse registro. Uma vez localizada uma pessoa compatível, ela será convocada para realizar novos exames de sangue e para uma avaliação clínica a fim de saber se pode de fato doar a medula.

Para se tornar um doador é preciso:

  • Ter entre 18 e 55 anos de idade;
  • Não ter doença infecciosa ou incapacitante;
  • Estar em um bom estado geral de saúde;
  • Não ter doença infecciosa transmissível pelo sangue. (HIV, câncer, hepatite)
  • Algumas complicações de saúde não são impeditivas para doação, sendo analisado caso a caso.

Queremos agradecer o apoio de todos que abraçaram a campanha, os doadores e a empresa Viação União Santa Cruz.

Caso você seja doador, mantenha seu cadastro atualizado através do site:
www.inca.gov.br/doador

Veja Também

Ação em Barão do Triunfo

A AAPECAN Santa Cruz esteve no dia 25 de outubro no município de Barão do ...