#JuntosPelaAapecan: voluntárias falam sobre trabalho na Unidade de Ijuí
- Ijuí
- #aapecanijui, aapecan, JuntosPelaAapecan, trabalhovoluntario, Unidade, voluntariado, voluntario
- 23/06/2022
A origem da palavra “voluntarious”, vinda do latim, resgata em seu significado como aquele “que se faz por vontade”. E na Aapecan, a força de vontade é o que representa o trabalho em forma de doação que muitas pessoas realizam. Ser voluntário é doar de seu tempo, talento, esforço e dedicação – sem remuneração para tal atividade ou com obrigatoriedade – mas com compromisso que beneficia diversas famílias.
Para valorizar tal atuação, a Associação soma-se às comemorações do Dia Nacional do Voluntariado em 28 de agosto com a Campanha #JuntosPelaAapecan. De norte a sul do Estado, o empenho dos voluntários faz a diferença na vida dos usuários da Aapecan, como as atividades essenciais desenvolvidas pelas voluntárias Márcia, Tatiane e Jussara, na Unidade da Aapecan em Ijuí.
O dom de ajudar o próximo
Há sete anos, Márcia dos Santos Morais, atua como voluntária e professora de oficinas de artesanatos da Aapecan Ijuí. Todas às quintas-feiras, ela se desloca da cidade vizinha, Coronel Barros, há 17 quilômetros de Ijuí, para orientar os participantes nos aprendizados. A professora e autodidata possui experiência na área de pinturas, mas conta que ampliou as técnicas de artes por meio de videoaulas na internet: “Eles me falaram que estavam encantados, felizes e que nunca imaginaram fazer aquilo por ser tão bonito. Para mim que sou professora, me deixa feliz. Eu ajudei a transmitir essa felicidade para eles”, relata a profissional.
Além de Márcia, a Aapecan conta com muitas mãos de solidariedade, sendo também a de Joana Jussara Laborde Golzer, “Dona Jussara”, como é conhecida pelos usuários. Aos 60 anos, Jussara é voluntária há mais de um ano e meio na Aapecan e ajuda na produção de pães, bolachas, participando também de ações solidárias e do Brechó Solidário: “O que me pedirem, se eu souber, eu venho fazer”, conta ela com alegria. Jussara relata que é grata por poder ajudar: “Eles (os usuários) acham os pães deliciosos, então é bom, faz bem para a gente. É tão bom que você vem fazer alguma coisa boa para eles e que eles vão ficar felizes com isso.”
Programa SESC de Voluntariado
O Programa de Voluntariado do Serviço Social do Comércio (SESC) envolve a formação dos gestores das entidades para receberem os voluntários, além da promoção de cursos voltados ao voluntariado que os prepara para as atividades.
Assistente social e responsável pelo programa, Tatiane Cidade Guimarães, também atua como voluntária da Aapecan há sete anos ministrando oficinas de crochê, tricô e palestras informativas para os usuários da Associação.
Ela explica que o voluntariado é uma atividade ideal para quem busca autorreconhecimento e autovalorização. Para ela, quando se atua como voluntário é possível que o individuo se perceba como uma pessoa especial e primordial na realização das atividades: “Então automaticamente nos traz uma satisfação de ser quem somos”, menciona.
Seja um voluntário
A Aapecan oferece diferentes espaços e atividades que podem ser desenvolvidas por meio do
trabalho voluntário. Entre elas estão a mobilização nas ações solidárias, como venda de rifas, chás, pizzas, mocotós, etc, auxílio nas necessidades de organização do Brechó Solidário, apoio nas atividades dos projetos de arrecadação de tampinhas, ações de arrecadação de alimentos em supermercados, reiki,
yoga, oficinas, entre outros.
Interessados em participar podem entrar em contato pelos telefones na Unidade da Aapecan mais próxima e fazer parte da rede de voluntários que trabalham #JuntosPelaAapecan.
Acompanhe também as atividades da campanha de voluntariado pelas redes sociais das 14 unidades da Associação.