“Julho Verde”: Aapecan realiza encontros informativos sobre câncer de cabeça e pescoço
- Ijuí, Notícias Gerais, Santa Maria, Santa Rosa, Uruguaiana
- Ijuí, julho verde, Santa Maria, santa rosa, uruguaiana
- 05/08/2024
No mês de julho, a Aapecan, intensificou suas atividades alusivas à campanha Julho Verde, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção ao Câncer de cabeça e pescoço. Ao longo do mês, as Unidades de Ijuí, Santa Maria, Santa Rosa e Uruguaiana realizaram rodas de conversas, blitz’s informativa e ações de divulgação da campanha em cidades vizinhas.
Como encerramento das atividades do Julho Verde, as quatro Unidades promoveram uma palestra informativa em suas respectivas cidades, a fim de aproximar a comunidade ao tema. As Aapecan’s Ijuí, Santa Maria e Santa Rosa, realizaram o evento no último dia 25 de julho; já a Unidade de Uruguaiana, promoveu a ação nesta quarta-feira, 31 de julho.
A atividade em Ijuí foi promovida no auditório do Parque da Pedreira e reuniu usuários e familiares para uma roda de conversa. A assistente social Simone Thomé da Cruz e a psicóloga Flávia Zeni trouxeram informações sobre prevenção e sintomas do Câncer de cabeça e pescoço. Além disso, realizaram uma dinâmica com o público, onde foram selecionadas pessoas fumantes e não fumantes. O objetivo era mostrar como o cigarro afeta o paladar com o passar dos anos, sendo também um dos principais fatores de risco para o Câncer de cabeça e pescoço. “A dinâmica mostrou que pessoas fumantes vão perdendo o paladar, não reconhecendo mais o sabor dos alimentos”, ressaltam as profissionais.
A segunda atividade em Ijuí foi com as advogadas Erica Alves e Daniele Kopp, que se deslocaram de forma voluntária da região metropolitana para realizar uma fala sobre os direitos das pessoas em tratamento de saúde. Erica destaca que todos têm o direito de receber o melhor tratamento e medicamento receitado pelo seu médico. “Muitas vezes as pessoas que estão realizando um tratamento precisam de um medicamento com urgência e naquele momento o sistema de saúde não está disponibilizando, mas ele tem direito a isso. Tendo o laudo do médico, conseguimos acionar a justiça para que essa pessoa seja atendida o quanto antes”, completa.
Na mesma data, em Santa Maria, foi promovida a Tarde Julho Verde, no auditório da Cresol, apoiadora do evento. A ação contou com a palestra da cirurgiã-dentista Nádia Poitevin, que falou sobre o câncer de boca. A atividade também teve a participação do advogado e voluntário jurídico da Aapecan, Fábio Knackfuss Pereira, que destacou em sua fala os direitos civis e previdenciários de pessoas em tratamento oncológico.
“Quando a pessoa descobre o câncer, além do tratamento, ela precisa de algumas medicações e, muitas vezes, esses medicamentos têm um alto custo. Sendo assim, nós buscamos auxiliar todos os usuários da Associação, orientando, em todos os momentos do tratamento e fornecendo subsídios para que ele consiga alcançar o seu objetivo, que é a cura do câncer”, explicou Fábio, sobre o trabalho realizado pela assessoria jurídica.
Já no município de Santa Rosa, a atividade contou com a presença de representantes do Hospital Vida e Saúde. Para trazer informações sobre prevenção, sintomas e como é realizado o tratamento para os tipos de Câncer que atinge a cabeça e o pescoço, a Aapecan convidou a enfermeira Kamila Lehr, que destacou a importância do diagnóstico precoce. “Uma das melhores formas de prevenir é a gente se conhecer, e isso acontece quando observamos nosso corpo, não achando que tudo é normal. 90% dos tumores de cabeça e pescoço são curáveis, quando diagnosticados cedo”, destacou.
Assim como em Ijuí, as advogadas Erica e Daniele, realizaram uma roda de conversa com os usuários e familiares presentes na ação de Santa Rosa, esclarecendo dúvidas e quais direitos as pessoas em tratamento oncológico possuem.
A sequência de palestras foi encerrada em Uruguaiana. A atividade contou com a fala de Gabriela De Pizzol Basila, dentista e mestranda de Odontopediatria, sobre a importância da saúde bucal na prevenção do câncer de boca. Sirlei Tavares e Márcia da Costa, assistente social e nutricionista da Aapecan Santa Maria, respectivamente, também participaram da ação com uma roda de conversa sobre os cuidados para prevenir o câncer de cabeça e pescoço.
A atividade do Julho Verde tem como objetivo educar e conscientizar para a importância do diagnóstico precoce do Câncer. “A ação referente a campanha do Julho Verde foi pensada, visto que muitos usuários que já estão em tratamento de câncer e até mesmo os de cabeça e pescoço, desconhecem alguns hábitos que propiciam este tipo de câncer, e que hoje com as informações recebidas podem trazer para si um melhor resultado no tratamento, bem como prevenir de serem acometidos“, comenta Carla Morais, assistente social da Aapecan Ijuí. Até o final do ano, serão realizadas mais ações informativas.