Grupos de apoio oferecem espaços de acolhimento e escuta
- Notícias Gerais
- aapecan, aapecanrs, gruposdeapoio
- 02/04/2024
No universo do Câncer, cada jornada será única e marcada por uma série de desafios físicos, emocionais e psicológicos. Diante disso, compartilhar as experiências entre aqueles que enfrentam o diagnóstico torna-se essencial. Os momentos de integração entre as pessoas oferecem um espaço onde vivências, sentimentos e dores são colocados em pauta.
Oferecido pela Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) em suas 15 Unidades no Rio Grande do Sul, os usuários se reúnem em grupos de apoio, ministrados pelas psicólogas da instituição.
Por meio do trabalho, as profissionais constroem um espaço confortável, seguro e acessível para troca de vivências acerca do adoecimento, sejam relacionadas aos impactos da doença no ambiente social e familiar, sensações e efeitos colaterais do tratamento, e até mesmo, histórias de superação e esperança para seguir em frente.
A psicóloga da Aapecan Passo Fundo, Larissa Andrade, pontua que os encontros dos grupos são fundamentais para driblar o estigma do enfrentamento do Câncer como uma luta solitária: “Quando eles se encontram com outras pessoas com a mesma vivência formam uma rede de apoio, umas das outras”.
A profissional pontua que os espaços buscam proporcionar acolhimento, e não julgamento, para que o usuário possa amenizar os impactos da doença e do tratamento: “Eles se identificam com as falas de cada um e percebem que a vivência do adoecimento pode ser compartilhada”.
A usuária Elenita Terezinha Fiorini, 64 anos, é uma das 915 pessoas impactadas pelos grupos de apoio. Integrante desde 2018, ela relata que os encontros foram fundamentais para à recuperação da doença: “A troca de apoio faz nos sentirmos cada vez mais fortes – ainda mais em um momento tão vulnerável. Acho que todos deveriam passar por essa experiência.”
No ano passado foram realizados mais de 12 mil atividades para os cadastrados na instituição, incluindo grupos de apoio, oficinas, entre outros. O grupo de apoio é oferecido gratuitamente, sendo aberto para usuários e seus familiares. Saiba mais em contato com as Unidades clicando aqui.