Grupo de Musicalidade da Aapecan Porto Alegre se apresenta para o vereador Alvoni Medina
- Notícias Gerais, Porto Alegre
- aapecan, aapecanpoa, aapecanrs, atividadesdomês, grupodemusicalidade, vozesdocoração
- 26/04/2023
A tarde da última terça-feira (25/04), foi repleta de comemorações na Unidade Porto Alegre, além de ser realizado o ensaio semanal do Grupo de Musicalidade Vozes do Coração e de homenagear os aniversariantes do mês, foi recebido o vereador Alvoni Medina. Na ocasião, o vereador e sua equipe, se emocionaram com as canções interpretadas pelos componentes do Grupo, coordenado pelos voluntário Dorval Madruga e a psicóloga Fernanda Pupe.
Outro momento marcante ocorreu quando foi partido o bolo de aniversário feito com recursos doados pela comunidade, pois, as usuárias, acompanhante e voluntária que estavam de aniversário, relataram que não era somente um bolo, nas palavras delas: “Esse bolo foi feito com amor, tanto por quem doou para Aapecan como por quem assou, recheou e decorou. Aliás, estamos cercados de amor e acolhimento, por isso, esse é um dos senão o melhor presente de aniversário que recebemos”.
Diante do relato, todos os presentes, não esconderam a emoção e reafirmaram a importância do trabalho desenvolvido na Associação de Apoio a Pessoas com Câncer que também é uma grande família que está presente em todos os cantos do Rio Grande do Sul, nos lares de seus usuários e acompanhantes.
Mais sobre o Grupo de Musicalidade Vozes do Coração:
Oferecido para os usuários e acompanhantes da Unidade Porto Alegre, toda terça-feira, a partir das 13h, o Grupo de Musicalidade Vozes do Coração, “canta a vida” e parte do pressuposto de que a musicoterapia pode amenizar a dor. Em uma definição simples, utiliza elementos da música como a melodia, o ritmo e a harmonia tanto para a prevenção quanto para a reabilitação.
A equipe técnica avalia o Grupo também como um espaço de acolhimento e mais, um canal de comunicação onde muitas vezes, os usuários e seus acompanhantes, por intermédio das músicas interpretadas, expressam seus pensamentos, sentimentos e dores. “Desse modo, criamos um canal de comunicação sem ruídos, ajudando todos a lidar com a doença e o tratamento. Isso tudo, por conta das técnicas de audição (ouvir a música), de recreação (cantar e dançar) além do improviso”, ressaltam.
Para mais informações, entre em contato pelo telefone ou pelas mídias sociais @aapecanpoa.
Texto e fotografia: Micael Massi (Assessor de Comunicação da Aapecan Porto Alegre).