fbpx

Grupo de Apoio com música auxilia na autoestima do usuário na Aapecan Bagé

Quem canta seus males espanta” é um ditado popular de origem espanhola, associado à atitude positiva que as pessoas devem ter ou ter diante das dificuldades que as cerca. Também é letra de música e título de filme. Na Aapecan Bagé a frase dá nome ao grupo de apoio psicológico ministrado pela psicóloga Lorena Vieira. Por meio da música, Lorena – que já trabalhou em rádio – ressalta as potencialidades dos usuários participantes, assim fortalecendo a autoestima de cada um.

A psicóloga explica que o grupo possui uma abordagem humanista, onde enaltece o que cada participante tem de bom. “A ideia é focar no que cada usuário tem de melhor e trazer isso para música, de forma que mesmo com as dores e os efeitos colaterais da doença, eles possam se sentir felizes”. A profissional pretende ampliar a oficina com a criação de um coral. “A cada encontro é visível o prazer deles em cantar e se soltar, a possibilidade de fazer parte de algo maior como um coral, irá valorizar o esforço de cada um, o que será muito importante para o desenvolvimento deles”, explica.

Integrante do grupo, dona Eva Tereza Melo fala sobre a satisfação em participar das atividades. “Sou usuária da Aapecan a muito tempo, o apoio que recebemos é maravilhoso. Gostamos muito de cantar com a Lorena, me faz muito bem”.

Especialistas como a musicoterapeuta Marly Chagas, apontam que a música traz diversos benefícios para ao ser humano, como alívio de dores, melhora da memória, promove o autoconhecimento auxiliando na desinibição e até mesmo serve estímulo para a prática de atividade física

Para participar desta e outras atividades que a Aapecan oferece, basta entrar em contato com a Associação pelo fone/whats (53) 3241-9929, ou visitar a unidade Bagé, na rua Breno Ferrando, 2325.

WhatsApp chat