fbpx

O que fazemos?

Frente a fragilidade social, econômica e emocional que a doença provoca a usuários com diagnóstico de câncer e em toda a família oferecemos acompanhamento com assistentes sociais e psicólogos, os quais acolhem, orientam e identificam as necessidades dos que buscam apoio em uma de nossas unidades.

Serviço de Acolhimento Institucional Provisório

O serviço é ofertado em 11 unidades da Aapecan como: Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Ijuí, Lajeado, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre (sede), Rio Grande, Santa Cruz do Sul, Santa Maria e Uruguaiana.
O serviço de acolhimento institucional provisório na organização está disponível aos usuários com a doença oncológica em tratamento por estar em situação de vulnerabilidade e risco social e pessoal devido à doença. Desta forma o usuário com diagnóstico de câncer e seu acompanhante permanecem em um local com proteção durante o período do tratamento. O serviço de acolhimento institucional provisório está previsto na Lei 12868/2013 no artigo 18, parágrafo 2º, inciso III. O Serviço de Acolhimento Institucional Provisório é chamado de Casa de Apoio.

Assessoramento e Defesa e Garantia de Direitos

O programa é desenvolvido em todas as unidades da Aapecan. As atividades de assessoramento e de defesa e garantia de direitos compõem o conjunto de ações que são ofertadas pela política pública de assistência social articulada à rede socioassistencial, por possibilitarem a abertura de espaços e oportunidades para o exercício da cidadania ativa, no campo socioassistencial, a criação de espaços para a defesa dos direitos sociassistenciais, bem como o fortalecimento da organização, autonomia e protagonismo do usuário. Sendo assim a Resolução 27/2011 caracteriza as ações de assessoramento e defesa e garantia de direitos no âmbito da política de assistência social.

Serviço de Convivência e Fortalecimento de vínculos

Este serviço é executado em duas unidades da Aapecan Caxias do Sul e Bagé. O serviço de convivência e fortalecimento de vínculos tem como objetivo fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva. O mesmo possui um caráter preventivo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades dos usuários, propiciando aos mesmos, momentos de reflexão; escuta; valorização própria e do outro; troca de experiências; entre outros aspectos.

WhatsApp chat