fbpx

Em 17 anos de trabalho a Aapecan atende mais de 23 mil pessoas em tratamento oncológico

No dia 5 de março, a Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) completa 17 anos de atuação no Estado do Rio Grande do Sul. Desde 2005, a instituição trabalha na prestação do serviço de acolhimento provisório institucional, assessoramento, e defesa e garantia de direitos. A Organização da Sociedade Civil (OSC), já atendeu mais de 23 mil pessoas e oferece de forma gratuita apoio e orientação de acesso às políticas sociais para pessoas com diagnóstico de Câncer que se encontram em situação de vulnerabilidade social. A instituição desenvolve o trabalho desde a fundação realizada por um grupo de voluntários em Caxias do Sul, ramificada, hoje, em 14 Unidades distribuídas pelo RS, nas cidades de: Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Rio Grande, Ijuí, Uruguaiana, Passo Fundo, Lajeado, Pelotas, Bento Gonçalves, Lagoa Vermelha, Camaquã, Bagé, incluindo a caxiense.

Paulo Vasques, um dos fundadores da instituição e atual diretor-executivo, destaca que o resultado do trabalho da instituição é graças às forças somadas: “a solidariedade do povo gaúcho junto ao trabalho em equipe, voluntários e parceiros da Associação – sempre em busca de recursos para realizar os trabalhos e atendimentos – fez com que a Aapecan se torna-se reconhecida em todo o Estado pelo trabalho que realiza e que faz diferença na vida dos nossos usuários e seus familiares, que passam pelas 14 unidades”.

Em comemoração ao aniversário, ainda em março, a Associação deve lançar em suas redes sociais o novo filme institucional que narra a história, o trabalho desenvolvido e traz depoimentos de atendidos e envolvidos no trabalho, como forma de divulgar e sensibilizar cada vez mais pessoas. Para assistir, basta acompanhar o site e as redes sociais da Associação.

Das 14 Unidades, 11 possuem Casa de Apoio, onde os usuários e familiares usufruem dos serviços e benefícios de segunda-feira à sexta-feira, como: hospedagem, alimentação, atendimento e orientações das equipes do Serviço Social, Psicológico e Jurídico. Entre as atividades realizadas com os acolhidos estão os grupos de apoio, rodas de conversa, visitas domiciliares, oficinas, confraternizações e passeios.

A rede de apoio oferecida pela instituição é realizada com o envolvimento de toda a comunidade, por meio de doações, trabalho voluntário, parcerias e colaborações que impulsionam a solidariedade. Dentre as formas de ajudar estão as de doações via telemarketing, on-line, boleto bancário, PIX ou direto na Unidade mais próxima.

WhatsApp chat