“Dona de Mim” evento da Aapecan Camaquã promoveu palestras para mulheres
- Camaquã, Notícias Gerais
- aapecan, Aapecan Camaquã, Camaquã, Donas de Mim, Empoderamento, Mulheres, Palestras
- 20/08/2024
Com um momento de descontração e alegria através da música e da dança, a Aapecan Camaquã, encerrou a 1º edição do projeto “Dona de Mim”. Um espaço importante e necessário onde as mulheres puderam falar abertamente sobre empoderamento, autoconhecimento e sexualidade, enquanto passam pelo tratamento oncológico. Foram dois dias (13 e 14 de agosto) de muita informação, troca de experiências e debates com profissionais de destaque nas temáticas propostas.
“Falar sobre autoestima e sexualidade, trocar e escutar experiências foi um aprendizado muito grande enquanto profissional, enquanto mulher, enquanto familiar de pessoas que passaram pelo tratamento oncológico”, avaliou a sexóloga Solange Oliveira (foto), uma das palestrantes do evento.
Ela ressaltou o quanto é relevante falar sobre temas tão importantes, mas pouco abordados.
“Quando se está com câncer muitas coisas são deixadas de lado, como a sexualidade, tão importante junto a outros fatores, como por exemplo a psicologia, para se tratar o todo em busca do fortalecimento da autoestima”.
A ideia de organizar um evento com foco em temas tão significativos para as mulheres surgiu a partir das dificuldades observadas e relatadas pelas usuárias durante as atividades oferecidas pela equipe técnica da Aapecan.
“É comum os efeitos do tratamento oncológico afetarem a confiança das mulheres que acabam por distorcer sua própria imagem, consequentemente atinge outros fatores como relacionamento com o marido (ou parceiro) e a família”, explica a psicóloga da Instituição, Aline Pacheco.
Além da questão sobre sexualidade, abordada por Solange, o evento proporcionou conversas sobre: Empoderamento feminino, com Bianca Benemann, policial civil e palestrante motivacional. Fisioterapia Pélvica, apresentado pelas fisioterapeutas Estella Schmegel e Anielle de Farias. E o encerramento, em alto astral, com atividade coletiva de dança ministrada pela professora Camila Souza, que contou com a participação de toda equipe da Aapecan.
“Achei a dança incrível, se movimentar, se alegrar, fazer exercício muscular, faz bem para o cérebro também”, destacou Marilete Pacheco (62). Para Marilete, participar do ‘Donas de Mim’ foi uma surpresa positiva.
“Foi gratificante! Me deparei com algo novo, mulheres parando o seu cotidiano, a correria do dia-a-dia, em prol de outras pessoas e para olhar um pouco mais para si mesmas”, avaliou.
“Deveria ter mais encontros como esse, para podermos sair do costume de não poder dizer isso, não poder falar aquilo, e acordarmos para um mundo mais claro, saindo da obscuridade”, disse ela, que há cinco anos acompanha o marido nas atividades da Aapecan.
A usuária Vera Lucia Collovini (50), aprovou as palestras e já está na expectativa da 2º edição do evento.
“Gostei muito do encontro, foi bom sair de casa, deu para conversar bastante, tirar dúvidas. Já estou esperando o próximo”.
A 1º edição do ‘Donas de Mim’ foi realizada no salão da Associação de Aposentados e Pensionistas de Camaquã, voltado para participação de mulheres usuárias da Aapecan e da comunidade em geral. Para colaborar com a Aapecan e/ou participar das atividades, entre em contato pelo telefone/whatsapp (51) 3671-4455, ou direto na sede da Associação, situada à rua Cristovão Gomes de Andrade, 978.