fbpx

Doações de Minas Gerais levam esperança aos afetados pela enchente

Durante o mês de maio, a Aapecan de Bento Gonçalves recebeu uma doação significativa das cidades de Ubá, São Sebastião da Vargem Alegre e Tocantins, em Minas Gerais. A ação trouxe uma mensagem de resiliência para o povo gaúcho. Pesando cerca de 20 toneladas, a carga incluía água, roupas, calçados, cobertores, travesseiros, colchões, alimentos, produtos de higiene e limpeza, além de ração para cães e gatos.
Nos dias seguintes, uma força-tarefa com voluntários, equipes da Aapecan e até mesmo usuários se mobilizou. O objetivo era realizar a triagem das doações e direcioná-las, principalmente, às pessoas atingidas pelos alagamentos e deslizamentos. Neste período, diversas mensagens com palavras de motivação e fé foram encontradas em meio às doações.
“Que Deus abençoe todas as famílias atingidas pelas chuvas! Um abraço do Cícero e toda a equipe Injearte”, dizia uma mensagem fixada em um pacote enviado pela empresa Injearte Plásticos, situada em Ubá, Minas Gerais.
Cícero Sávio Bezerra de Souza, proprietário da empresa, conta que a ideia foi passar uma mensagem de solidariedade, pedindo a bênção para confortar o coração daqueles afetados pelas chuvas. “Somos todos irmãos, independentemente da distância entre nossos povos. Ajudando quem precisa, sei que coisas boas retornam para nós”, reflete.

Mensagem enviada pela empresa Injearte de Ubá – MG

A infância humilde em Várzea Alegre (CE), fez com que desde os 10 anos Cícero trabalhasse e aprendesse a valorizar as pequenas coisas. “Aprendi com meus pais a valorizar o trabalho. Por isso, achei importante auxiliar neste momento, com alimentos, roupas e palavras de conforto para esse povo maravilhoso do Sul”, explica.
Cartinhas emocionaram
Mensagens inspiradoras, foram encontradas nas milhares de doações recebidas. Entre elas, uma escrita a lápis dizia:

“Envio um livro da Branca de Neve. Muito importante para mim quando tinha quatro anos. Espero que seja importante para você também”. Outro pacote, de kits infantis com creme dental e escovas de dente, continha mensagens como: “Sejam fortes e corajosos. Não tenham medo, pois o Senhor, teu Deus, vai com você”.
A emoção de encontrar as mensagens tomou conta dos voluntários que realizaram a triagem. “Achei lindo o gesto que aquelas pessoas fizeram confortando o povo do Rio Grande do Sul”, conta a Marinês Guimarães, que também é usuária da Aapecan.

Um olhar para o futuro
A grave situação do Rio Grande do Sul gerou a união entre os gaúchos, que esperam por um futuro melhor e poder recomeçar com resiliência e solidariedade.
Karen Matiello Rovella, psicóloga da Aapecan, esclarece que o momento atual é complexo em muitos aspectos. Sendo assim, o carinho e o acolhimento recebidos através das mensagens e doações vindas de Minas Gerais não só proporcionam conforto, mas também asseguram que o povo gaúcho não está sozinho neste processo de recomeço.
“Sentimos, através destas mensagens, o amor e a esperança que emanam de todo o povo brasileiro, fortalecendo a certeza de um recomeço com esperança e resiliência.
Nosso sentimento é de gratidão pela ajuda e pela solidariedade de cada pessoa que
fez a sua doação em prol de todos os gaúchos e pessoas que neste momento também enfrentam a árdua caminhada do tratamento oncológico”, pontua a profissional.

Famílias atingidas receberam as doações

A Aapecan esteve comprometida em apoiar as famílias que perderam as suas casas devido às chuvas, se tornando um ponto de coleta para arrecadar doações. Os itens foram separados conforme a necessidade de cada família.

A assistente social da Unidade, Raiama Franco Balestra, conta que muitos dos usuários buscaram à Aapecan para ajudá-los: “O sentimento que perdura é de tristeza. São anos de lutas, conquistas e memórias que foram levados junto com as chuvas. Contamos com muitas mãos solidárias para organizar e ajudar a todos”.
Atualmente, a Unidade arrecada eletrodomésticos pequenos, como batedeira, liquidificador, secador de cabelo, sanduicheira, entre outros: “Também estendemos as nossas mãos à comunidade, que tanto contribui ao nosso trabalho. Foram montadas mais de 100 marmitas para doar aos voluntários que estavam à frente do trabalho nos ginásios”, relembra.

WhatsApp chat