fbpx

#DicaDaNutri: profissional da Aapecan fala sobre importância da alimentação saudável no frio

Com a chegada da estação mais fria do ano, a nutricionista da Aapecan Luana Maria Wollinger informa sobre as dicas de como manter a rotina de alimentação saudável durante o período. Confira abaixo:

“Com a chegada da estação mais fria, também chegam algumas mudanças na imunidade e saúde de muitas pessoas. Nesse momento, o corpo pede alimentos quentes, que irão nos manter aquecidos e ainda, poderão fortalecer a imunidade e trazer aquela sensação de conforto e aconchego.

Nosso corpo fica mais debilitado com a mudança de clima, frios e chuvas, e vulnerável a vírus, fungos e bactérias. Por isso, para dar uma ajudinha na imunidade, devemos evitar os alimentos pobres em nutrientes, consumir alimentos naturais e coloridos, temperos e chás, além de tentar regular o horário de sono e manter atividades físicas na rotina diária.

O ideal é consumir alimentos fontes de vitaminas e minerais com poder antioxidante, ou seja, que inibem a ação dos radicais livres no organismo. São eles que aceleram o envelhecimento celular, um processo que pode causar o aparecimento de diversas doenças e que prejudicam o sistema imunológico.

Estes alimentos são: alho e cebola, tomate, verdes escuros, leites fermentados, frutas cítricas, gengibre, batata doce, peixes, cogumelos, açaí, cúrcuma, pimentão, chás (especialmente chá verde e preto), oleaginosas e feijões, sendo que há várias receitas e opções de inseri-los no cardápio.

E, para manter o corpo saudável e aquecido, as sopas são uma ótima forma de fortalecer a imunidade. Pode-se incluir o máximo de vegetais, uma base de legumes ou carnes (caldo caseiro) com seu cozimento, e a inclusão de vários alimentos poderosos para a saúde.”

Confira a receita do Creme de Moranga, indicado pela profissional:

Ingredientes:

½ cebola picada
Óleo de girassol
500 g de moranga em pedaços e sem a casca (ou assar a moranga inteira e após, separar o miolo)
Sal e temperos a gosto
Caldo de carne**

Modo de preparo:

Refogar a cebola e o alho no óleo e após, acrescentar os pedaços de moranga e cobrir com um caldo de carne**. Cozinhar até a moranga amolecer ou adicionar o miolo da moranga (sem semente) que já assou no forno. Tempere com sal e outros temperos da sua preferência. Deixe amornar. Bata com mixer diretamente na panela ou, de pouco em pouco, no liquidificador. Até virar um creme liso. Sirva quente com sementes de girassol ou com as próprias sementes torradas da moranga. Essas sementes são ricas em proteína vegetal.

A receita rende 4 porções. A dica é que essa receita pode ser congelada, facilitando assim a rotina no dia a dia com refeições prontas e saudáveis.

Faça seu próprio caldo de carne em casa:

Refogue ½ cebola picada com óleo de girassol. Acrescente talos e folhas de legumes como: talos e folhas de brócolis, talo de couve, folha de beterraba, casca ou pedaços de cenoura, e outros. Refogue. Aos poucos, acrescente água em temperatura ambiente.

Coloque pedaços de carne já assados (pode ser um pedaço de costela que sobrou de um churrasco, imagine o sabor!). Agora, coloque água em temperatura ambiente até cobrir os legumes e a carne. Deixe cozinhar, e corrija o tempero com sal. Acrescente ervas: sugiro alecrim ou tomilho ou orégano fresco. Cozinhe por mais 10 minutos, coe o caldo e está pronto. Use esse caldo para fazer cremes, sopas, risotos e molhos. O caldo pode ser congelado.

WhatsApp chat