‘Dia Mundial sem Tabaco’ evidencia a busca por uma vida mais saudável
- Curiosidades, Notícias Gerais
- aapecan, aapecanrs, campanhasinformativas, diamundialsemtabaco, vidasaudavel
- 31/05/2024
A Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) integra as atividades do Dia Mundial sem Tabaco, em 31 de maio, a fim de levar informação à população sobre os principais benefícios de parar de fumar. A campanha é uma iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), que conscientiza sobre as doenças e as taxas de mortalidade relacionadas ao tabagismo.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o tabagismo é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento do câncer, sendo responsável por 85% de casos de cânceres de traqueia, brônquios e pulmão. Ainda, não fumantes expostos ao fumo passivo também correm riscos de desenvolver a doença.
O motorista Sérgio Luiz Fernandes, 63 anos, atendido pela Aapecan Bento Gonçalves, está sem fumar há cerca de cinco meses: “Fumava mais de três carteiras de cigarro por dia desde os 11 anos. Meu pai também fumava, então comecei, normalmente era assim antigamente”, relembra.
Para ele, a decisão de parar de fumar se deu quando identificou que o hábito poderia ser um dos motivos do diagnóstico do câncer na cabeça e no rim. Após a cirurgia e o início do tratamento, decidiu parar de fumar por conta própria. Mesmo com o curto período, Sérgio relata que se sente melhor até mesmo para respirar: “Percebi que me dá uma maior vontade de comer. O café da manhã que eu não tomava, hoje tomo. Antes logo quando levantava já era três a quatro cigarros”.
Por meio da adesão à campanha informativa, a Aapecan leva a esperança e a possibilidade de uma vida com qualidade e longevidade saudável para aquele que abandonam o vício. Para isso, o Ministério da Saúde evidencia os resultados positivos para quem deixa de fumar, confira abaixo:
Desde 2002, o Ministério da Saúde inclui o tratamento do tabagismo na rede SUS, tanto na atenção básica quanto na média e alta complexidade. Sendo assim, a população tem acesso às formas de tratamento, materiais de apoio e medicamentos. No Rio Grande do Sul, o Programa Nacional do Controle do Tabagismo é acessado por meio da Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência.