fbpx

Depoimento: a luta contra o Câncer e a solidariedade da família do Seu Pedro

Usuário acolhido na Casa de Apoio da Unidade da Aapecan Uruguaiana, seu Pedro Ivan Moreira Caminha, 68 anos, natural de Manoel Viana, teve o diagnóstico para o Câncer de traqueia em outubro de 2022. Após a infecção e tratamento para Covid-19, ele seguiu com alguns sintomas de desconforto na garganta “como se fosse uma dor de garganta” diz ele, mas que se prolongou após o período de infecção ao vírus. Foi isso o que o levou para uma busca insistente até entender o que estava sentido.

Entre consultas e exames, foram alguns meses – quase um ano, relata. Mas foi na cidade de Santa Maria que Pedro descobriu que o sintoma indicava ser, na verdade, dois nódulos na garganta, o que o levou ao diagnóstico de Câncer na traqueia. Sobre a descoberta, ele conta: “Eu já mais ou menos calculava que era alguma coisa ruim. Mas os outros [familiares] ficaram meio mal. Tu conheces o teu corpo e sabe de alguma coisa que não é normal. Começou algumas dores aqui e ali, e que não passava nunca”.

Maria de Fátima Soares Pinheiro, 59 anos, esposa de Seu Pedro, o acompanha durante o seu tratamento. Diante da situação em que se encontravam, eles buscavam alguma forma em dar sequência no tratamento que levaria alguns meses. Foi então que conheceram a Aapecan: “A gente conheceu através da nutricionista da oncologia do Hospital. Depois da gente andar e nadar, porque nós precisávamos de algum lugar para a gente ficar, estava chegando a hora de começar e a gente não tinha. Ela nos informou, perguntou se nós conhecíamos e disse: ‘antes de vocês irem embora, vocês cheguem lá nessa casa, na Aapecan’. E antes da gente ir embora, saímos de lá e passamos aqui, e aí sim, quando nós chegamos na frente nós vimos que aqui era o lugar”.

Dona Maria conta que foi muito bem atendida e é grata ao acolhimento da Associação, local onde ficaram desde o início das sessões de quimioterapia e radioterapia, em outubro do ao passado. Ela ainda reforça ser um prazer recomendar a Aapecan para todas as pessoas que encontra.

A familiar deixa um recado: “as pessoas que nos apoiaram e que estão na mesma situação, que Deus ilumine cada um, que vão em frente e que sigam para procurar o melhor tratamento, a gente passa por muitas coisas que ninguém imagina. Obrigado por todos daqui”.

“Cavalgada Amigos da Aapecan”

Em janeiro, a Aapecan recebeu o restante de uma doação de alimentos, fruto de uma ação solidária em Manoel Viana, na cidade de Manoel Viana. A ação reuniu um grupo de pessoas voluntárias, sendo alguns familiares de usuários acolhidos pela Unidade de Uruguaiana, como a Ivana Caminha, filha de Seu Pedro. Confira mais informações clicando aqui.

WhatsApp chat