Começam as limpezas e descartes na Aapecan Porto Alegre depois das enchentes
- Notícias Gerais, PelaAapecanRS, Porto Alegre
- aapecan, aapecanrs, ajudars, casadeapoio, enchentes, limpeza, portoalegre, sosrs
- 23/05/2024
A Unidade de Porto Alegre da Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) iniciou nesta quarta-feira (22/05) a limpeza da Casa de Apoio depois das enchentes atingirem o local. O espaço térreo da Aapecan ficou submerso na água por cerca de 20 dias, prejudicando as salas do Serviço Social, quarto com acessibilidade, brechó, despensa de alimentos, sala de grupos e oficinas, e sala de Reiki.
A limpeza reuniu a equipe da instituição junto à voluntários. O fundador e diretor-executivo, Paulo Vasques, participou da primeira visita à casa após a tragédia: “A situação é de extrema calamidade, mas não podemos nos desesperar, pois são mais de 200 famílias que dependem do nosso trabalho e que recebemos na nossa Casa de Apoio, que vêm de todo o estado para hospedagem durante os tratamentos de quimioterapia e radioterapia”.
No primeiro momento foram retirados os itens e móveis, incluindo alimentos e suplementos atingidos pelas águas, que serão descartados. A assistente social, Lauriana Nardini, comenta: “Foi muito pior do que a gente imaginou e eu tinha documentos desde 2009. Mas se tudo correr bem, a gente já volta aos atendimentos normais a partir do próximo mês”.
Enquanto a Casa de Apoio permanece fechada, os acolhimentos pelo Serviço Social e Psicologia têm sido realizados de forma remota em contato pelo WhatsApp (51) 98459-0787.
Encontros dos grupos de apoio têm sido realizados em formato on-line
Atendimentos em Porto Alegre
A Aapecan Porto Alegre atende 212 usuários ativos, que recebem algum tipo de acolhimento e benefício. No local já passaram 2.227 pessoas atendidas. A Unidade abrange, além da capital, os seguintes municípios: Cachoerinha, Gravataí, Esteio, Sapucaia do Sul, Canoas, Eldorado do Sul, Alvorada, Viamão, Guaíba, Novo Hamburgo, Santo Antônio da Patrulha, Osório, Capão da Canoa, Xangri-lá, Imbé, Maquiné, Terra de Areia, Três Forquilhas, Itati, Taquara, Parobé.
Saiba como ajudar
Todo o trabalho da Associação é mantido pelas doações da comunidade. Neste momento todas as doações são bem-vindas. A psicóloga Fernanda Pupe reforça: “O nosso apelo é que possam nos ajudar com qualquer valor, vai ser muito importante para poder abrir nossas portas novamente”.
As doações em recursos podem ser realizadas via chave PIX (CNPJ 07.280.658/0001-43). Ainda, em contato pelo telefone/WhatsApp (51) 98459-0787, é possível ajudar com doações de alimentos, suplementos alimentares e produtos de limpeza.