fbpx

Campanhas informativas da Aapecan incentivam autocuidado nos 365 dias do ano

A fim de levar a conscientização ao autocuidado da mulher e do homem, nos próximos meses, as 14 unidades da Aapecan intensificam as ações informativas dos movimentos de prevenção ao Câncer de Mama e Próstata, Outubro Rosa e Novembro Azul, por meio da campanha “Eu me cuido nos 365 dias do ano”.

As atividades incluem palestras e rodas de conversa com o objetivo de informar, educar, orientar e prevenir contra os riscos da doença, aumentando as chances de cura e reduzindo a mortalidade.
As iniciativas abordam as ações de prevenção ao Câncer, que incluem a redução dos riscos da doença, a busca pelo diagnóstico precoce e as medidas de impacto da doença na qualidade de vida do paciente durante o tratamento oncológico.

Uma vida mais saudável
Em busca de incentivar a busca pela qualidade de vida, as ações orientam a redução dos riscos de desenvolver a doença, incluindo a adoção de um estilo de vida saudável, a prática de atividades físicas e a manutenção do peso corporal adequado.

Além disso, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e cigarro são os passos iniciais para se evitar o desenvolvimento do Câncer, assim como o acompanhamento médico e a realização dos exames de rotina se tornam fundamentais para a prevenção da doença.

A busca pelo diagnóstico precoce
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), cerca de 13% dos casos de Câncer de mama em 2020 no Brasil poderiam ter sido evitados por meio da redução de fatores de risco relacionados ao estilo de vida, em especial, o sedentarismo.

Ainda, em casos de Câncer de próstata, o INCA mostra que 60% dos pacientes só procuram o urologista quando estão com o tumor em estágio avançado. Detectar o tumor precocemente aumentam as chances de cura, além de possibilitar ao usuário a realização de tratamentos menos invasivos.

A busca pelo diagnóstico precoce é um dos principais tópicos a serem discutidos nas campanhas promovidas pela Aapecan. No caso da detecção do Câncer de mama, a partir dos 40 anos, as mulheres devem buscar pela realização da ecografia mamária e a mamografia – garantida por lei a toda a população.

Além disso, indica-se que as mulheres criem a rotina de observar as mudanças do próprio corpo, por meio do autoexame, lembrando que os exames são complementares para um melhor diagnóstico. O autoexame não substitui a mamografia.

Para os homens, é importante reforçar que o Câncer de próstata não produz sinais ou sintomas em fase inicial, o que torna fundamental a realização dos exames médicos, como de sangue para dosagem de antígeno prostático (PSA) e o de toque retal (DRE). Ambos os exames se complementam para um diagnóstico conclusivo, sendo que, somente o exame PSA não é suficiente para um diagnóstico efetivo.

Durante o tratamento
Tendo como prioridade manter o bem-estar do usuário durante o tratamento oncológico, a Aapecan analisa as necessidades de cada família, sob orientação de assistentes sociais e psicólogas.
Assim, são oferecidos espaços para a realização de oficinas, grupos de apoio e palestras informativas, que auxiliam o usuário a enfrentar o tratamento com leveza e ressignificação.

Outubro Rosa e Novembro Azul
A conscientização sobre a prevenção é um dos pilares das campanhas da Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) em suas 14 Unidades no Rio Grande do Sul. Confira mais sobre os movimentos clicando: Outubro Rosa e Novembro Azul.

WhatsApp chat