Campanha “Juntos pela Aapecan” homenageia voluntários da instituição
- Notícias Gerais
- 28deagosto, aapecan, aapecanrs
- 02/08/2023
Neste mês, há uma data especial reservada para aqueles que se dedicam a ajudar outras causas, colaborando diretamente para que a sociedade se torne cada vez mais empática. O Dia Nacional do Voluntariado é celebrado em 28 de agosto e é, em especial, neste momento que a Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) agradece a presença de tantos voluntários em nossas 15 unidades pelo Rio Grande do Sul.
A assistente social da unidade de Bento Gonçalves da Aapecan, Raiama Franco Balestra, aproveita o momento voltado ao voluntariado para rever a relevância daqueles que atuam na organização. “O trabalho voluntário é extremamente importante para que a entidade consiga atingir seus objetivos buscando contribuir, assessorar e defender os direitos dos usuários. Oportunizando novas experiências e trocas de vivências por meio dos grupos e as diferentes atividades”, destaca.
Trabalho que gratifica
As 15 unidades da Aapecan somam 180 voluntários, que atuam em diferentes áreas, desde o artesanato, culinária, reiki, assessoramento de direitos, e até a colaboração em eventos.
Em Ijuí, a voluntária Mônica Ott (ao lado) auxilia os usuários em oficinas de culinária. “Quando iniciei o voluntariado na Aapecan, não tinha muita noção do que a entidade representava aos assistidos. Hoje, entendo a importância de se envolver e auxiliar nesse trabalho. Para mim, poder participar das oficinas como professora, é muito gratificante, perceber o olhar curioso, o interesse de cada um e até arrancar sorrisos durante a aula é inexplicável”, comenta.
Márcia Morais é outra das voluntárias de Ijuí que se sente grata em ajudar os outros. “Para mim é uma grande satisfação ensinar artesanato na Aapecan, ver o sorriso e a alegria dos usuários ao concluir um trabalho, que por mais simples que seja, mas saber que foram feitos pelas suas mãos. Isso não tem preço. É um prazer poder levar essa alegria para eles. Sou muito grata por poder ser voluntária da instituição”.
Em Pelotas, a unidade conta com o trabalho do Marcos Vinícius Oliveira Minuso. “Há cerca de oito anos, sou responsável por arrecadar doações feitas pela comunidade à Aapecan. Para mim, esse trabalho é uma relação humana de muita solidariedade na qual damos um pouco de si para o próximo”, define. Além do auxílio com a arrecadação, o Marquinhos, como é conhecido, ajuda a instituição em eventos, como o do Mocotó Solidário.
Ajudando o próximo
Uma pesquisa realizada pela United Health Group, empresa americana na área da saúde, mostra que cerca de 94% daqueles que realizaram trabalho voluntário nos últimos 12 meses tiveram melhoras no humor. 76% se sentiram mais saudáveis. 78% disseram que os níveis de estresse foram reduzidos. Por fim, 96% sentiram enriquecimento em seus propósitos de vida.
“A nossa gratidão a vocês, que contribuem para um mundo mais justo e igualitário em um futuro melhor. Obrigada por fazer a diferença na nossa história e auxiliar na transformação de várias vidas que cuidamos”, agradece Raiama.
Seja um voluntário
Interessados em ser voluntários da Aapecan podem entrar em contato com as 15 unidades neste link.