fbpx

Campanha “Juntos pela Aapecan” homenageia voluntários da instituição

Neste mês, há uma data especial reservada para aqueles que se dedicam a ajudar outras causas, colaborando diretamente para que a sociedade se torne cada vez mais empática. O Dia Nacional do Voluntariado é celebrado em 28 de agosto e é, em especial, neste momento que a Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) agradece a presença de tantos voluntários em nossas 15 unidades pelo Rio Grande do Sul.

A assistente social da unidade de Bento Gonçalves da Aapecan, Raiama Franco Balestra, aproveita o momento voltado ao voluntariado para rever a relevância daqueles que atuam na organização. “O trabalho voluntário é extremamente importante para que a entidade consiga atingir seus objetivos buscando contribuir, assessorar e defender os direitos dos usuários. Oportunizando novas experiências e trocas de vivências por meio dos grupos e as diferentes atividades”, destaca.

Trabalho que gratifica

As 15 unidades da Aapecan somam 180 voluntários, que atuam em diferentes áreas, desde o artesanato, culinária, reiki, assessoramento de direitos, e até a colaboração em eventos.

Voluntária Mônica ministra oficina de culinária

Em Ijuí, a voluntária Mônica Ott (ao lado) auxilia os usuários em oficinas de culinária. “Quando iniciei o voluntariado na Aapecan, não tinha muita noção do que a entidade representava aos assistidos. Hoje, entendo a importância de se envolver e auxiliar nesse trabalho. Para mim, poder participar das oficinas como professora, é muito gratificante, perceber o olhar curioso, o interesse de cada um e até arrancar sorrisos durante a aula é inexplicável”, comenta.

Márcia Morais é outra das voluntárias de Ijuí que se sente grata em ajudar os outros. “Para mim é uma grande satisfação ensinar artesanato na Aapecan, ver o sorriso e a alegria dos usuários ao concluir um trabalho, que por mais simples que seja, mas saber que foram feitos pelas suas mãos. Isso não tem preço. É um prazer poder levar essa alegria para eles. Sou muito grata por poder ser voluntária da instituição”.

Marcos durante a preparação do Mocotó Solidário

Em Pelotas, a unidade conta com o trabalho do Marcos Vinícius Oliveira Minuso. “Há cerca de oito anos, sou responsável por arrecadar doações feitas pela comunidade à Aapecan. Para mim, esse trabalho é uma relação humana de muita solidariedade na qual damos um pouco de si para o próximo”, define. Além do auxílio com a arrecadação, o Marquinhos, como é conhecido, ajuda a instituição em eventos, como o do Mocotó Solidário.

Ajudando o próximo

Uma pesquisa realizada pela United Health Group, empresa americana na área da saúde, mostra que cerca de 94% daqueles que realizaram trabalho voluntário nos últimos 12 meses tiveram melhoras no humor. 76% se sentiram mais saudáveis. 78% disseram que os níveis de estresse foram reduzidos. Por fim, 96% sentiram enriquecimento em seus propósitos de vida.

A nossa gratidão a vocês, que contribuem para um mundo mais justo e igualitário em um futuro melhor. Obrigada por fazer a diferença na nossa história e auxiliar na transformação de várias vidas que cuidamos”, agradece Raiama.

Seja um voluntário

Interessados em ser voluntários da Aapecan podem entrar em contato com as 15 unidades neste link.

WhatsApp chat