Campanha ‘Aapecan em Família’ valoriza apoio familiar durante o tratamento de Câncer
- Notícias Gerais
- aapecan, aapecanéfamilia, nosacreditamosnavida
- 02/05/2022
Família (do latim: familia) é um agrupamento humano formado por duas ou mais pessoas com ligações biológicas, ancestrais, legais ou afetivas que, geralmente, vivem ou viveram na mesma casa, segundo definição do wikipedia. E como diz a música: “Brigam por qualquer razão, mas acabam pedindo perdão”. Família é isso, briga, faz as pazes, erra, acerta, mas está sempre ali para apoiar, dar amor, estender a mão quando se precisa. E é isso que a Aapecan quer mostrar com a campanha ‘Aapecan é Família’, a importância do apoio familiar para a pessoa em tratamento oncológico.
A campanha se desenvolve durante o mês de maio, justamente o mês das mães, a melhor representatividade da família. Mãe que cuida, ampara, dá amor, carinho, sentimentos significativos, que valem muito em momentos difíceis, e que também encontramos no suporte familiar.
O diagnóstico de Câncer e todo processo do seu tratamento não afeta apenas o indivíduo mas também a família. “A presença da família nesse momento pode vir a contribuir com uma melhor adesão ao tratamento além de transmitir segurança, conforto e favorecer o encorajamento diante das situações adversas a serem vivenciadas.”, destaca Mariana Aires, psicóloga da Unidade Pelotas. E ela acrescenta. “Nem sempre será da família de sangue esse papel, amigos próximos e instituições de apoio como a Aapecan também podem vir a desempenhar o papel familiar de rede de apoio a pessoa em tratamento oncológico”.
O usuário, Mario Heidmann, 66 anos, enfrentou o Câncer sempre acompanhado da esposa, e com apoio das suas ‘duas’ famílias. “A gente se sente como em casa na Associação, todos que lá trabalham são nota 10, maravilhosos, é uma segunda família que a gente constrói.”, disse seu Mário, usuário da Associação desde 2013.
A campanha ‘Aapecan é Família’ será divulgada nas redes sociais das 14 unidades da Aapecan RS. Acompanhe as publicações da campanha também no site da instituição.
Texto: Michel Burkert
(Assessor de Comunicação Aapecan Pelotas)