
Aapecan Porto Alegre se une para recomeço após alagamentos
- Informe Acreditar, PelaAapecanRS
- #informeacreditar, aapecan, aapecanportoalegre, aapecanrs
- 08/07/2024
A enchente, que impactou a capital no início de maio, chegou à Aapecan Porto Alegre, ocasionando a suspenção temporária das atividades presenciais e das hospedagens na Casa de Apoio. O mês, esperado pela expectativa para o dia das mães, ficou marcado pela necessidade de recomeçar, mas também pela mobilização da solidariedade do povo gaúcho.
Em meio a tantas dificuldades, destaca-se o surgimento de um novo desafio: manter o apoio e acolhimento aos usuários e seus familiares da melhor forma possível. Diante disso, a Unidade passou a realizar os atendimentos via Internet: “Foram dias desafiadores, que exigiram muita paciência e apoio mútuo, afinal, foram 20 dias esperando o nível do lago Guaíba baixar para que pudéssemos entrar na sede”, relembra a psicóloga, Fernanda Pupe.
Somente na terceira semana de maio com o recuo das águas, que juntas, a direção e as equipes, puderam acessar o prédio, munidas de um misto de sentimentos de tristeza e esperança. “As ruas e avenidas que antes eram repletas de pessoas, estavam tomadas por barro e lixo. Quando cheguei na Unidade, me senti devastada. Estava diante de um cenário de destruição de um lugar que não era somente o meu local de trabalho, era a minha segunda casa”, revela a coordenadora do Setor de Captação de Recursos, Juliana Silva.
O sentimento foi compartilhado pela assistente social, Lauriana Nardini: “No mesmo momento em que fiquei triste, quis agir o mais rápido possível para recuperar os cadastros pois, cada um deles representa a história de um usuário e de sua família”.
As perdas incluíram móveis, alimentos, equipamentos e outros bens materiais. Atualmente, a Unidade trabalha para se reestruturar e está de portas abertas novamente.









E que ainda haja amor para recomeçar…
Todos os espaços da Aapecan Porto Alegre fazem parte de uma história que teve o seu início
com a fundação, em 2008. Um local repleto de histórias de superação, do ressignificar de trajetórias e o amor pelo trabalho realizado dia após dia. Esse amor é, inclusive, o maior fio condutor na campanha ‘Pela Aapecan, com Amor’, que mobiliza pessoas de todo o Brasil.
De acordo com as equipes, o lema é “todos por todos”, em uma verdadeira força tarefa para reerguer o lugar que foi e continua sendo o lar de mais de 200 famílias. Entre os espaços mais afetados pelas enchentes, destaca-se a recepção, quartos com acessibilidade, a sala do Serviço Social, o setor de Captação de Recursos, o Brechó da Aapecan, a despensa de armazenamento de alimentos, o salão de eventos e a garagem.
Parceiros e apoiadores se mobilizam em prol da Aapecan
A campanha ‘Pela Aapecan, com Amor’ rompeu as fronteiras do Estado e foi divulgada
pelas pessoas, empresas e também, meios de comunicação. Destaque para as emissoras RBS TV e a Rede Record que exibiram reportagens sobre a situação na Unidade.
Além da visibilidade da compositora e cantora Ana Castela e o atleta CSGO Player, Ricardo Prass, que compartilharam com seus seguidores a campanha. Ainda, a Unidade junto à Aapecan Lajeado, também atingida pela enchente, foi uma das entidades beneficiadas pela Vakinha promovida pelo Instituto Vakinha com apoio do Badin O Colono e o programa Pretinho Básico da Rádio Atlântida.
Reportagem produzida para a edição 51 do Informe Acreditar