Aapecan Porto Alegre é contemplada pelo Ministério Público do Trabalho com veículo Stepway
- Notícias Gerais, Porto Alegre
- aapecan, aapecanpoa, aapecanportoalegre
- 30/11/2022
Na última terça-feira (29/11), a Associação de Apoio a Pessoas com Câncer, Unidade Porto Alegre foi contemplada com um veículo modelo Stepway, ano 2023.
Adquirido com recursos do Ministério Público do Trabalho (MPT), será utilizado em prol dos usuários e acompanhantes que estão acomodados na Casa de Apoio, no transporte em casos específicos bem como em visitas domiciliares as pessoas já atendidas, realização de novos cadastros e entrega de doações quando o usuário ou familiar estiverem impossibilitados de ir até a Unidade.
Como a Aapecan visa reeducar e conscientizar a população para a prevenção dos mais variados tipos de cânceres, realizando campanhas, ações, palestras junto à empresas, escolas, instituições e a comunidade em geral, há a necessidade de deslocamento da equipe para estes momentos.
Além disso, o veículo será usado para promover: articulação na rede de serviços socioassistenciais, articulação de serviços de outras políticas setoriais e demais órgãos do Sistema de Garantia de Direitos, trabalho interdisciplinar, participação da equipe técnica nas reuniões de Conselhos, Fóruns, Comissões, dentre outros.
Para a equipe técnica, é a realização de um sonho e a oportunidade de difundir o propósito da Aapecan ao transmitir um novo significado e superação diante das adversidades sofridas pelo usuário que está em tratamento oncológico na capital.
Sobre a Associação de Apoio a Pessoas com Câncer
A Aapecan Porto Alegre presta Serviço de Acolhimento Institucional Provisório (Casas de Apoio) e executa o Programa de Assessoramento e Defesa e Garantia de Direitos de forma gratuita, continuada, permanente e planejada com o acompanhamento de assistentes sociais e psicólogos. Buscando: “proporcionar um espaço seguro de convivência familiar e de proteção para o usuário e seus familiares visando o fortalecimento para superar a situação de vulnerabilidade social e pessoal em que o usuário se encontra devido à doença”.
Portanto, oferece acompanhamento de assistente social e psicólogo, grupos de apoio, oficinas, entre outras atividades. Além disso, contamos com 14 unidades no Estado, sendo que 11 delas oferecem o Serviço de Acolhimento Institucional Provisório (Casas de Apoio). As Casas de Apoio hospedagem gratuitamente pessoas que realizam tratamento oncológico nas cidades e não podem arcar com as despesas de estadia ou realizar o trajeto de seus municípios até o hospital de referência todos os dias.
Texto: Micael Massi (Assessor de Comunicação da Aapecan Porto Alegre).