fbpx

Aapecan Pelotas inicia atendimentos na sede própria e qualifica atendimento

“Sonho que se sonha só é só um sonho que se sonha só, mas sonho que se sonha junto é realidade.” A letra da música de Raul Seixas, resume a conquista da equipe da Unidade Aapecan Pelotas. No dia 9 de setembro a instituição passou a atender a comunidade pelotense e da região em sua nova sede. O prédio próprio, construído a muitas mãos, foi planejado para atender as necessidades dos usuários da Associação, proporcionando mais conforto e qualidade de vida a quem enfrenta o tratamento oncológico.

Do sonho à realidade
O sonho da ‘casa própria’ teve início em 2018 com aquisição do terreno localizado na rua Bernardo Pires, 350, centro de Pelotas. De lá para cá, o prédio se tornou realidade, principalmente, com apoio da comunidade, através de doações financeiras, de materiais e participando das inúmeras ações que a Associação desenvolveu (bingos, rifas, almoços). Houve quem doou o seu serviço, tiveram estabelecimentos que reduziram custos e instituições que aprovaram os projetos da Aapecan em seus editais possibilitando a aquisição de material e mobília. Não faltou a participação das outras 14 unidades da Instituição que enviaram recursos de suas atividades extras. Uma grande mobilização de solidariedade e amor.
A nova sede gerou um misto de sentimentos nos usuários e voluntários que visitaram o prédio dias antes dos trabalhos iniciarem no novo endereço. Para dona Eva Dias, 86 anos, essa conquista tem um significado muito especial. “Não esperava que ficasse tão maravilhoso, lindo! Essa casa significa tudo para mim, é minha segunda casa, minha segunda família”, disse emocionada a usuária.
Há mais de 10 anos sendo assistida pela Aapecan Claudianir Silveira Rosa, 51 anos, que atualmente é voluntária no brechó da Associação, acompanhou a obra desde o início. “Para mim significa uma glória, uma vitória de todos nós. A casa está um espetáculo, quartos, refeitório, cozinha, tudo lindo. Vai melhorar em todos os sentidos, os usuários vão ficar muito felizes”, comemora.

Evento de inauguração

O dia 27 de setembro de 2024 é um “divisor de águas” para Aapecan, em especial para a unidade Pelotas, como destacou o fundador da Instituição e atual diretor executivo, Paulo Vasques. Nesta data a Aapecan Pelotas, a segunda unidade no Estado e a primeira a ter Casa de Apoio, inaugurou sua sede própria. Obra sonhada, projetada e construída por muitas mãos e que vai possibilitar ampliar a capacidade de atendimento e qualificar o serviço oferecido aos mais de 1.130 usuários cadastrados, agora recepcionados no prédio da rua Bernardo Pires, número 350, no centro da cidade.

Foi um dia de um único sentimento, gratidão. Mas recheado de emoções, alegria, nervosismo, ansiedade, alívio, surpresa. Todas elas nítidas nos sorrisos e nas falas durante o ato de inauguração, pela manhã, quando imprensa e empresas parceiras foram recebidos para um café da manhã, como pela tarde, que reuniu dezenas de usuários, voluntários, autoridades e representantes das outras 14 unidades.

“Me sinto muito grata pelo acolhimento, desde o ano passado quando fiz o cadastro o apoio da Aapecan foi fundamental. Muito, muito obrigada mesmo, a todos vocês!”, disse a usuária Adriana Maciel Crispe.

“Hoje entregamos esse magnífico prédio à comunidade pelotense, mas ele seria só um prédio vazio, sem vida, se não houvesse a dedicação da equipe da Aapecan, o carinho de todos para com os usuários e dos usuários para com a equipe”, acrescentou o diretor Paulo Vasques. Ele reforçou ainda a missão da Instituição de salvar vidas.

O coordenador da Aapecan Metade Sul, Fabiano Gerbaudo, também valorizou o empenho da equipe e o apoio das demais unidades, que desde o início da obra colaboraram com a construção. “Aqui tem um pouco de cada um. O valor deste prédio é o que menos importa, o importante é que ele tem muito carinho, muita dedicação da equipe, dos colaboradores, dos usuários, de toda comunidade de Pelotas. Vocês foram fundamentais!”, disse emocionado.   

A cerimônia seguiu com a apresentação musical de Eliseu Cordeiro, autor e compositor do hino da Aapecan. A composição é um agradecimento ao apoio que a esposa recebeu da unidade Pelotas, durante o tratamento ao Câncer. O músico também apresentou a canção ‘Vai dar tudo certo’, sucesso da dupla Zezé Di Camargo e Luciano. Encerrando a solenidade a bispa da igreja Anglicana, Meriglei Simim, proferiu uma bênção à nova casa.

Antes da visitação ao prédio, o casal fundador da Aapecan Paulo e Irani Vasques, o coordenador da Metade Sul, Fabiano Gerbaudo, acompanhados da secretária de saúde, Rosana Van der Laan, representando a prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, e do deputado federal, Daniel Trezeciak, cortaram a fita e oficialmente abriram as portas da nova ‘casa própria’ da Associação no município.

Nova casa

Segundo o coordenador da Aapecan Metade Sul Fabiano Gerbaudo, o prédio de 981m² foi projetado pensando no bem-estar dos usuários.  “Foram muitas reuniões com arquitetas, engenheiros, e também com a direção e equipe técnica para oferecermos o melhor para os nossos usuários”, disse.

O imóvel tem três andares, no térreo ficam as salas de atendimento, espaço multiuso, cozinha, refeitório e lavanderia. O segundo andar é destinado a Casa de Apoio, e o terceiro piso abriga o setor administrativo e de captação de recursos e sala de reunião, que leva o nome do usuário, Waldoir Castelo Branco, in memorian. Além de apoiadora da Associação há muitos anos, a família segue sendo atendida pela unidade.

São 16 quartos individuais, para o usuário e acompanhante, duplicando a capacidade de hospedagem. A sala de convivência é maior e tem uma cozinha adaptada. As salas de atendimento também são individuais. O refeitório e a cozinha ganharam mais espaço aumentando a capacidade. O prédio conta com elevador e acessibilidade. Além do conforto e da qualificação dos serviços, o imóvel vai gerar economia, que também irá refletir no bem estar dos usuários.

Confira alguns registros da inauguração:

Fotografia: Micael Massi

WhatsApp chat