fbpx

Aapecan inagura a 11ª Casa de Apoio no RS

Em 17 anos de portas abertas para o assessoramento e o acolhimento institucional provisório às pessoas com Câncer, a Aapecan já atendeu mais de 23 mil famílias no Rio Grandedo Sul. Para tanto, 14 Unidades espalhadas pelo território gaúcho estão preparadas para amparar com qualidade o usuárioda Associação. Sendo que, até hoje, dez dessas com Casas de Apoio anexas. No entanto, nesse trimestre, após uma décadade existência, a Unidade Bento Gonçalves muda de endereço e amplia o seu atendimento, somando-se ao serviço de hospedagem a pessoas em tratamento oncológico distante de suas residências, inaugurando a 11ª Casa de Apoio da Aapecan.

A Unidade da capital do vinho é a terceira mais antiga da Associação no Estado, e apresenta o novo espaço, que conta com quartos com capacidadepara dez pessoas sendo cinco usuários e cinco acompanhantes, além das quatro refeições diárias

Para a coordenadora da Aapecan Bento, Tatiele Stormoscki, a realização do projeto é um sonho antigo: “há muitos anos planejamos a Casa de Apoio. Ampliamos agora o nosso serviço, e com isso vamos conseguir alcançar um maior auxílio para a comunidade da região”, explica.

No todo, a Unidade de Bento já atendeu mais de 1.5 mil pessoas, e atualmente conta com o atendimento mensal de 200 usuários e seus familiares, que recebem todo suporte social e psicológico. Segundo a assistente social Raiama Balestra, a estrutura para receber os usuários e seus acompanhantes com proteção, qualifica o trabalho de acolhimento: “o nosso objetivo é proporcionar aos usuários, com diagnóstico de Câncer, uma melhor qualidade de vida durante o período de tratamento”, explica a profissional que complementa: “é importante lembrar que a acolhida inicial é realizada pela equipe técnica e mantida de forma constante até o momento em que a pessoa não necessite mais do serviço”

WhatsApp chat