Aapecan Ijuí fornece em média 150 refeições diárias para usuários e acompanhantes
- Ijuí
- aapecan, aapecanijui, aapecanrs, Câncer, solidariedade
- 29/04/2024
O trabalho da Aapecan surgiu em 2005 por meio de um grupo de amigos que realizava trabalho voluntário nos hospitais de Caixas do Sul, identificando as dificuldades que as pessoas enfrentavam durante a doença (leia mais da nossa história clicando aqui). Entre as dificuldades observou-se as condições de adquirir as refeições diárias (café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar) durante o período que estavam longe de casa. A partir daí, a Associação se desenvolveu e se espalhou pelo Estado, incluindo a Unidade da Aapecan na cidade de Ijuí.
O Hospital de Clínicas Ijuí possui o único Centro de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon) do interior do Rio Grande do Sul, sendo referência para mais de um terço da população do Estado e mantendo uma oncologia adulta que atende cerca de 95% via SUS.
O trabalho da Aapecan entra para dar o suporte necessário para essas pessoas, de todos os municípios atendidos pelo Cacon, que durante o tratamento da doença se deslocam até Ijuí. Por meio da Casa de Apoio, a instituição acolhe 30 usuários semanalmente e fornece as refeições, tanto para quem está hospedado, quanto para quem vêm apenas passar o dia e para as pessoas que estão nas demais pensões.
Diariamente são servidas em média de 150 refeições, dentre os usuários que retiram as marmitas está Mauro César Júnior Alves, de São Borja, que acompanha seu pai durante o tratamento. “Quando chegamos aqui estávamos perdidos, sem saber o que fazer. E tivemos o acolhimento e o apoio da instituição. Poder retirar as refeições todos os dias na Aapecan é um grande auxílio, pois não teríamos condições de arcar com estas despesas”, relata o usuário.
O trabalho da Aapecan busca dar o suporte necessário para as famílias durante o período da doença, mas, além disso, trabalhar o fortalecimento de vínculos. E todo o atendimento, que é gratuito, somente é possível graças as doações da comunidade. Para saber como doar acesse o link.