“Aapecan é Família”: a história da família com quatro diagnósticos oncológicos
- Ijuí
- aapecan, aapecanefamilia, família, Ijuí
- 20/05/2022
Para boa parte dos acolhidos da Aapecan, o grupo familiar é a base para enfrentar os desafios após um diagnóstico de Câncer, mas esse vínculo se torna ainda mais forte quando a doença afeta mais de uma pessoa na família. Essa é a história da família Silva, acolhida pela Unidade da Aapecan Ijuí em diferentes momentos.
Nela, quatro integrantes descobriram a doença: Catarina Liscano da Silva enfrenta o Câncer de mama, diagnosticado em outubro de 2021. Antes dela, Ricardo da Silva, filho de Dona Catarina, passou pelo Câncer de testículo, e o seu tio, Moisés Brites, também teve que lutar contra a doença localizada garganta, ambos curados. Há quatro anos atrás, Reovaldo Hugo, pai de Ricardo e esposo de Catarina, enfrentou o diagnóstico da doença no esôfago, vindo a falecer mais tarde.
A família é natural de São Borja, mas reside em uma comunidade do interior de São Nicolau, chamada Santo Isidro. Apesar do número de descobertas da doença ao passar dos anos e dos 164 quilômetros de distância até o Centro de Alta Complexidade em Oncologia (CACON) do Hospital de Caridade de Ijuí, todos buscaram o tratamento.
Histórias de superação
Atualmente com 39 anos – na época do tratamento – Ricardo realizava viagens de cerca de 2h do local onde mora até a cidade do tratamento. O tumor surgiu no testículo, depois na veia aorta do coração e no abdome, entretanto após cirurgia e sessões de quimioterapia, os tumores desapareceram. Ele conta que tinha como objetivo buscar ajuda para tratar-se da doença e que a família foi fundamental nisso: “a mãe me deu muito apoio, meus irmãos, minha irmã… E agora, graças a Deus estamos bem”.
Acolhidos na Associação, Ricardo comenta a experiência: “foi muito difícil, mas com a ajuda de todos daqui da Aapecan eu consegui passar por essa fase, né? Fico muito agradecido a todos que por algum jeito ajudaram nós. Se não tivesse aqui, nós não teríamos condições de pagar um almoço ou uma pousada, e a gente é muito grato a vocês que fizeram acontecer tudo isso para nós, além dos médicos que ajudaram. Mas, aqui foi um lugar que nós nos sentimos bem acolhidos”.
O recado que a Dona Catarina deixa para pessoas que estejam passando pelo mesmo é de resistência: “tem horas que dá vontade de desistir. Mas tem que levantar a cabeça e pensar positivo lá pra frente. Não pode desistir”, finaliza ela.
Durante o mês de maio, as 14 unidades da Aapecan trabalham a campanha “Aapecan é Família” com objetivo de exaltar a importância do apoio familiar durante o tratamento oncológico. Confirma mais histórias clicando aqui.