Aapecan celebra o dia das mães ressaltando a importância de cuidar de quem nos cuida
- Notícias Gerais, Porto Alegre
- aapecan, aapecanrs, apoioafamilia, diadasmaes, mesdasmaes, rededeapoio
- 30/04/2024
É clichê, mas é verdade, o Dia das Mães é todos os dias! No entanto, o calendário marca o segundo domingo de maio como o dia para celebrarmos aquela que simboliza o amor, que é sinônimo de proteção. Se para muitos a data é meramente comercial, para outros tantos é o momento de mostrar todo agradecimento, de devolver todo o carinho para ela. Na Aapecan partilhamos deste sentimento de gratidão, de amor pela figura materna, independente de laços sanguíneos, que está sempre ao lado do filho, do marido, da família, zelando pelo seus, mas que também precisa e merece ser cuidada.
Na infância, muitas vezes vemos nossas mães como super-heroínas. “Elas têm aquele ‘superpoder’ de nos fazer sentir seguros e cuidados, não importa a situação. E esse olhar segue na vida adulta e é ainda mais evidente quando enfrentamos desafios grandes, como um tratamento de câncer”, explica a psicóloga da Unidade Rio Grande, Isabella Heemann.
Imagina então quando vemos essa super-heroína, corajosa, desmoronar, perder toda sua força ao receber ela o diagnóstico de Câncer. Foi o que aconteceu com a usuária de Porto Alegre, Maria da Graça, hoje com 72 anos, que descobriu a doença em 2022. “Foi um choque, eu não esperava que fosse acontecer comigo, fiquei sem chão, não sabia o que fazer para onde ir”, conta a mãe de Sandro Augusto, seu único filho.
Foi justamente para o filho que Maria da Graça contou primeiro sobre o diagnóstico. “Foi um momento muito forte”, relembra. “Choramos juntos, mas ali decidimos que iríamos lutar”.
A psicóloga da Aapecan destaca que é importante entender que por trás do papel protetor, de força as mães também são pessoas que enfrentam seus próprios medos e desafios. “É importante lembrar que essas mulheres incríveis precisam de apoio tanto quanto qualquer outra pessoa. Valorizar as mães significa mais do que apenas agradecer pelo carinho e suporte, significa também cuidar delas”, diz Isabella.
Criar redes de apoio que cuidem também das mães, esteja ela em tratamento ou não, é primordial, no entendimento da profissional. E foi isso que aconteceu com Maria. “Minha família me deu muito apoio. Eu tenho um ciclo de amizades grande, e essas pessoas foram de muita importância”, diz a usuária que encontrou a Aapecan através de um comercial de TV. “A Aapecan mudou a minha vida”.
A jornada de tratamento do Câncer pode ser cheia de altos e baixos. Mas, ao fortalecer o apoio tanto para quem cuida como para quem é cuidado, reforçamos toda a estrutura emocional que dá sustento durante o tratamento. “Isso não só ajuda a lidar melhor com a doença, como também celebra o papel das mães, que são verdadeiras guerreiras seja protegendo seus filhos e/ou família, seja enfrentando a doença”, diz Isabella Heemann.
E é justamente isso que a Aapecan faz, apoia, dá sustentação, cuida, não apenas de quem está em tratamento oncológico, mas também daqueles que estão a sua volta, exatamente como uma mãe faz!
Texto: Michel Vieira
Fotografia: Micael Massi
Espaço: Casa Cultura Mario Quintana