fbpx

Aapecan Camaquã promove ciclo de palestras “Dona de Mim” em agosto

 Evento debate sexualidade e empoderamento feminino

Com objetivo de proporcionar um momento acolhedor e sem julgamentos, para que mulheres com diagnóstico de Câncer e suas familiares, possam trocar experiências e falar abertamente sobre sexualidade, conhecimento corporal e ressignificação de vida, Aapecan Camaquã, promove a 1º edição do projeto “Dona de Mim – Mulher, Câncer e Sexualidade”. Evento que acontece nos dias 13 e 14 de agosto no salão da Associação de Aposentados e Pensionistas de Camaquã, rua Luisa Maraninchi, 1257. A entrada é franca e aberta também às mulheres em geral.

Serão dois dias de um bate-papo para aprendizado e autoconhecimento sobre sexualidade, empoderamento das mulheres em meio ao tratamento oncológico, e outras dificuldades que a vida impõe. A programação oferece palestras, roda de conversa e oficina de dança. Atividades que vão levar uma mensagem positiva através da perspectiva das profissionais convidadas.

A ideia do evento partiu das dificuldades relatadas pelas usuárias, durante os atendimentos na Instituição, conta a psicóloga Aline Pacheco. Efeitos pós cirurgia ou rádio e quimioterapia afetam a autoestima e autoconfiança das mulheres.

“Muitas delas acabam distorcendo suas imagens, não se enxergando mais como mulheres e sim como alguém que está em tratamento ao câncer. Sentimentos que levam também ao medo com o futuro da relação com os maridos ou companheiros”, explica a psicóloga.

“Falar com elas sobre esses temas é dizer que nós mulheres somos muito mais que um diagnóstico, dizer que podemos resignar essa fase, nos empoderar, que elas podem muito mais que imaginamos.”, diz Aline.

A abertura do evento acontece na terça-feira dia 13, às 14h. Logo na sequência, 14h30, palestra com a temática do empoderamento feminino com Bianca Benemann, policial civil e palestrante motivacional.

Para Bianca, a atividade é um espaço importante para falar sobre autonomia e liberdade que tanto move as mulheres. Para a palestrante, poder compartilhar suas experiências com o público feminino é uma alegria.

“Ouvir e conhecer mulheres em um processo de autoconhecimento tão intenso, que muitas vezes só uma doença como o câncer, que põe em risco nossas nossas vidas, nos dá a dimensão e a força para redimensionar as coisas no lugar de importância em nossa trajetória é um presente que a Aapecan me dá”, destaca.

“Convido todas as mulheres a participar deste evento lindo com um nome que não poderia ter sido melhor escolhido: Dona de mim!”, convoca Bianca Benmann. Ainda na terça-feira a programação aponta às 15h, a palestra das fisioterapeutas Estella Schmegel e Anielle de Farias, sobre Fisioterapia Pélvica. Na quarta-feira, dia 14, às 14h30, a sexóloga Solange Oliveira, realiza uma roda de conversa com o tema “Autoestima”. E às 15h o encerramento com a oficina de dança ministrada pela professora Camila Souza.

Para mais informações sobre a 1º edição do “Dona de Mim”, entre em contato com a Aapecan pelo telefone/whatsapp (51) 3671-4455, ou direto na sede da Associação, situada à rua Cristovão Gomes de Andrade, 978.

WhatsApp chat