Aapecan Bagé terá convênio com Prefeitura para oferecer lanches em oficinas e grupos
- Bagé
- aapecan, aapecanbage, aapecanrs, bage, grupos, lanches, oficinas, prefeituradebage
- 16/05/2024
A unidade Bagé da Aapecan, assinou convênio com a Prefeitura de Bagé através da Secretaria de Assistência Social e Atendimento ao Idoso (SMASI). Conforme o acordo, a administração irá subsidiar R$ 2 mil por mês, destinado ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. O documento foi assinado e entregue pelo titular da pasta da Assistência Social, Graziane Lara.
O convênio é válido por 11 meses, e o valor será utilizado para a produção de lanches dos grupos de apoio, oficinas, eventos em datas comemorativas, além da aquisição de mantimentos e itens de higiene para Instituição. As primeiras parcelas já foram disponibilizadas para a Associação. Em média, 20 usuários participam do grupo de apoio, com dois encontros na semana (terças e quintas-feiras) e oficinas que ocorrem semanalmente às quartas-feiras.
Como funciona o projeto?
O recurso é encaminhado aos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) para o serviço de Proteção Social Básica. Para que mais pessoas possam ser beneficiadas, a Prefeitura divide a verba com as entidades sociais, como a Aapecan, por exemplo, atendendo assim áreas que os CRAS não conseguem chegar.
Segundo a assistente social da unidade Bagé, Solange Ferraz, o convênio chega em um momento importante. “Além de auxiliar na manutenção da qualidade do trabalho oferecido aos usuários, o recurso vai gerar economia, e o valor antes investido nessas atividades poderemos destinar a obra de construção da Casa de Apoio de Bagé”, comemora a técnica da Aapecan.
Com a qualificação e aumento da oferta dos serviços oncológicos na Rainha da Fronteira, a Instituição deu início a construção da sua 12º Casa de Apoio no mês março. A obra está sendo realizada nos fundos da atual sede, no bairro Mascarenhas de Moraes. “Já recebemos ligações para saber se a Aapecan disponibilizava acolhimento aqui em Bagé”, destaca Solange. Atualmente na metade sul do Estado o serviço de Acolhimento Provisório gratuito, denominado “Casas de Apoio”, é oferecido pelas unidades de Pelotas e Rio Grande.
Para colaborar com a Aapecan, entre em contato com a Associação pelo telefone, (53) 3241-9929, ou visite a sede da Instituição no Município, situada na rua Breno Ferrando, 2325.