fbpx

28 de agosto é o Dia Nacional do Voluntariado: Aapecan comemora com depoimentos

A campanha “Juntos pela Aapecan” celebra a importância do trabalho voluntário, alusiva ao Dia Nacional do Voluntariado comemorado no dia 28 de agosto. Atualmente, 170 voluntários atuam nas 15 unidades da Aapecan oferecendo diferentes atividades e oficinas aos usuários cadastrados, bem como, participando de ações de arrecadação de alimentos, brechós, entre outros.

Para marcar a data, a Aapecan traz os depoimentos dos voluntários que compartilham seu tempo, dedicação e talento com à Associação.

Jovana Fialho, voluntária da oficina de costura criativa em Camaquã
Através das linhas e agulhas costuramos sonhos, despertamos desejos, nos apaixonamos e nos realizamos. Amo meu trabalho e poder compartilhar um pouco da minha arte, além de incentivar outras mulheres trazendo a elas momentos de alegria satisfação e descontração.”

Daniella Wolf, terapeuta voluntária em Santa Rosa
“Me sinto profundamente grata e honrada por fazer parte desse projeto, Trazer clareza sobre nossa energia, os chakras, e como nossos pensamentos, sentimentos e emoções impactam nossa vida é uma experiência transformadora. A meditação em grupo e a aplicação individual de Reiki não só beneficia as usuárias, mas também enriquecem minha própria vida. É uma troca maravilhosa de energia.”

Gelcimari Bartz, voluntária no curso de fio de malha em Camaquã
“Já são dois anos trabalhando com a Aapecan Camaquã, mas já são 21 anos trabalhando com serviços voluntários. Trabalhar com as mulheres tem sido uma conquista de um desejo de fazer e ser a diferença na vida do próximo, pois de alguma forma estarmos atento a necessidade do outro muda histórias, nossas tardes de curso são muito proveitosas, pois ‘crochetamos’ e trocamos experiências e muitas risadas.”

Naia Silveira Corrêa, voluntária de Reiki em Caxias do Sul
“Ser voluntária é uma das experiências mais gratificantes da minha vida. Cada vez que dedico meu tempo e energia a essa causa, sinto o poder do amor e da compaixão em ação. Ser voluntária não é apenas ajudar o próximo; é uma troca profunda de afeto e humanidade. Cada sorriso, cada palavra de agradecimento que recebo em troca do meu trabalho me lembra que estamos todos conectados e que, juntos, podemos fazer a diferença. Ser parte dessa missão me enche de propósito e me inspira a continuar espalhando cura e esperança por onde eu for.”

Elza Vargas Moraes, voluntária de oficina de panificação e confeitaria em Camaquã
“Quando fui convidada para ser voluntária na mesma hora aceitei. É muito bom passar o que nós sabemos para outras pessoas, conto os dias para próxima aula pois são momentos muito bons. Quando me aposentei não quis ficar parada em casa, continuei com a confeitaria e achei na Aapecan a oportunidade de passar o que gosto de fazer adiante.”

Patrícia Pucinelli, voluntária da atividade “Tarde Relaxante” (limpeza de pele) em Rio Grande
“Iniciei como voluntaria em 2014 quando convidada para participar de uma ação no Dia da Mulher. O que me motiva a ser voluntária é ter a certeza de que podemos fazer a diferença na vida de uma pessoa com uma ação simples. É uma maneira de retribuir ao universo o quanto a vida é boa. Cada atendimento é uma troca, de histórias, de acolhimento, de energias, de afetos e amor. Deixo aqui o convite para que as pessoas sejam voluntárias e vivam essa experiência.”

Iria Wolter, voluntária do Brechó em Pelotas
“Há oito anos entrei na Aapecan como voluntária. Me sinto muito bem, já é minha segunda família. Sou feliz também em poder ajudar muita gente. Recentemente levei doações de roupas que recebi da Instituição para a Igreja Quadrangular do Monte Bonito, que ajudou muitas pessoas atingidas pela enchente, isso me deixou muito feliz. Por tudo isso agradeço muito a Instituição e espero continuar por muitos anos.”

Débora Carvalho Lúcio, voluntária do Reiki em Pelotas
“Ser voluntária na Aapecan é uma oportunidade única e especial de crescimento individual, profissional e espiritual. Com certeza os ganhos maiores são meus. O trabalho voluntário muda perspectivas, traz harmonia e conexão com a essência divina que existe em cada um. Trabalhar desinteressadamente pelo bem-estar de outros como voluntário.”

Elisandra Santos, voluntária de massoterapia em Ijuí
“Sempre gostei do trabalho voluntário, desde criança fui incentivada a fazer algo pelo próximo. Sempre gostei de contribuir com meu trabalho, seja para melhoria ou bem-estar. Quando me formei em massoterapia, queria utilizar minha profissão também no voluntariado. Foi aí que conheci a Aapecan e achei o trabalho lindo. Quando eu atendo e as pessoas me agradecem, com um olhar de grande gratidão por aquele momento que pude proporcionar, por saírem se sentindo melhor, após a massagem e conversar também, eu me sinto muito feliz.”

Nilza Maria Alves, voluntária do Serviço Social em Pelotas
“O voluntariado sempre fez parte da minha vida. Para mim ser voluntária na Aapecan é uma realização pessoal e profissional, já que estou me formando em Serviço Social. Participar das atividades é gratificante, ver que eles retribuem com sorriso e empatia demonstrando carinho com todos envolvidos. Ser voluntário é poder ajudar aqueles que são frágeis e ao mesmo tempo fortes, transmitindo uma grande lição de a vida vale a pena ser vivida. Amo o que faço e sinto-me útil ao retribuir um pouco do que recebo de cada um dos usuários. Quando deixar a Instituição, sinto que aqui contribui um pouco.”

Luiz Cesar Silva, voluntário de Reiki em Pelotas
“Para mim é uma grande oportunidade de ajudar as pessoas, de levar um pouco de esperança e otimismo, e recebe como grande pagamento por este trabalho voluntário a amizade e o carinho de todas as pessoas assistidas e colaboradores da Aapecan. Espero que possa continuar esse trabalho por muito tempo. Minha gratidão a todos pelo acolhimento e a oportunidade de realizar esse trabalho.”

Maria de Lourdes da Silva Scoto, voluntária da oficina de artesanato em Pelotas
“Ser voluntária é vida, a cada encontro é um sonho realizado. Como artesã me sinto muito gratificada, visto que a cada encontro ressignificamos nossas vidas. Aprendemos juntas, sorrimos juntos e até nos emocionamos. Quando me aposentei pensei: O que vou fazer agora? Então vi uma placa que dizia: Seja um parceiro voluntário! Foi aí que virou uma chave dentro de mim, e eu disse: Por que não?! E eu me sinto realizada, com vida, com amor ao próximo, amor todos nós que precisamos de carinho. Então para mim, ser voluntária é vida é amor ao próximo.”

Dilson Marino dos Santos Xavier, voluntário de Reiki em Santa Maria
“Eu desenvolvo o voluntariado na Aapecan há dois anos, eu sempre fui colaborador da entidade, e através das doações que eu fazia surgiu essa oportunidade. Aqui na Aapecan eu realizo o Reik, que é uma técnica milenar que dinamiza a energia em pontos energéticos que existem no corpo humano. E o voluntariado nos traz muito crescimento e nos dá uma satisfação muito grande.”

Gisele Borges, voluntária de Reiki em Santa Maria
Eu me tornei voluntária da Aapecan porque eu buscava um espaço que eu pudesse levar a estética paliativa,, que é uma estética que visa levar o bem-estar para as pessoas em tratamento e também aos seus familiares. Levo essa qualidade de através de massagens terapêuticas, massagens, drenagrem e aromaterapia. Isso, para os usuários e seus familiares ajuda muito e alivia as dores e o estresse. A importância de ser voluntário é essa troca, a gente acha que às vezes não tem muito a fazer, mas uma braço, um acolhimento e a ajuda com o nosso conhecimento e isso já tem muita resposta. Então, quando a gente doa um pouco das qualidades que a gente tem, a gratidão que recebemos é muito boa.”

Claudete Polidoro, voluntária de Reflexologia em Caxias do Sul
O que me levou a ser voluntária, é o amor às causas sociais e a vontade de ajudar, além de aprender com os outros. Para ser voluntário, é necessário dedicação, comprometimento e amor ao próximo.

Maria Luiza Ramos Ferreira, voluntária do Brechó em Pelotas
“Faz mais ou menos dois anos que sou voluntaria no brechó. O trabalho voluntário me ajudou, foi uma maneira de me ocupar de não ficar em casa. É muito bom trabalhar aqui na Aapecan e poder ajudar as pessoas, me sinto muito bem.”

WhatsApp chat